Para evitar problemas, a direção do Bioparque Pantanal voltou atrás e não vai mais permitir que haja substituição de pessoas que se cadastraram para visitação, mas não poderão comparecer. Dessa forma, o esquema segue o mesmo, na hipótese de o cadastrado se ausentar, perde-se a vaga.
Anteriormente havia sido divulgado que caso o visitante não pudesse ir, poderia indicar alguém para ir em seu lugar, desde que fosse com 24 horas de antecedência. O mesmo valeria para grupos e família, inclusive com mais de um desistente.
Vale lembrar que a entrada para o atrativo é gratuita até o dia 31 de março e o funcionamento é de segunda a sexta-feira das 8h ao meio-dia e das 13h30 às 17h30 e aos sábados das 8h ao meio-dia. Domingo não há expediente.
A partir de abril o ingresso poderá ser cobrado. A decisão, no entanto, ainda não foi tomada. O governo do Estado alega que a nova logística está sendo estudada. Outro ponto reforçado pela direção do local é a venda ilegal de ingressos.
A entrada não tem custo e é garantida via agendamento no site ou por cadastro presencial. Todos os dias vagas limitadas são abertas para quem não conseguiu se cadastrar previamente. Tudo é feito por ordem de chegada.