Grupo idealizado por lideranças locais completa quase um ano promovendo discussões políticas

Enquanto muitos fogem da política, há quem escolha sentar à mesa para debatê-la. Todas as sextas-feiras, um grupo crescente de lideranças, ex-mandatários, assessores, militantes e interessados no tema troca o barulho das redes sociais pelo diálogo direto. Foi nesse clima que o deputado federal Dagoberto Nogueira (PSDB) participou de mais uma edição do “Café com Política”, encontro que já se tornou referência no debate democrático em Campo Grande.

Com mais de 30 participantes presentes, o encontro, que ocorreu na manhã desta sexta-feira (30), reforçou a proposta que deu origem ao grupo: discutir política com profundidade, respeito e igualdade.

Um espaço para quem gosta de política

Idealizado por Rivalmir Fonseca, ex-prefeito de Itaporã, Almir Cantero, vice–presidente do PSDB municipal, e Jonas de Paula, presidente do PSDB municipal, o Café com Política nasceu da ideia simples de reunir quem realmente gosta de discutir política.”Quando nós idealizamos o grupo, nós sabíamos que o grupo seria forte e com muita visibilidade. E é claro que nós estamos nos surpreendendo pelo crescimento dele, que está sendo muito mais rápido do que a gente imaginava, e estamos satisfeitos com a consolidação”, resumiu Rivalmir.

O encontro acontece todas as sextas-feiras pela manhã e completa um ano no próximo dia 5 de março. Nesse período, já recebeu nomes de peso da política e do empresariado sul-mato-grossense, como André Puccinelli, JustiçaPedro Pedrossian Neto e a senadora Soraya Thronicke, consolidando-se como um espaço de escuta, troca de experiências e construção de ideias.

Segundo Jonas de Paula, a proposta sempre foi reunir pessoas que aprenderam política na prática. “Isso não é algo que se aprende na faculdade. Aqui estão pessoas que passaram por assessorias, articulações, mandatos e vivências reais. O debate é profundo, respeitoso e necessário”, afirmou.

Dagoberto debate cenário político

Convidado do encontro, o deputado Dagoberto respondeu a perguntas sobre o cenário político estadual e nacional, sua reeleição, partidos, campos eleitorais, além de pautas sensíveis como feminicídio e a participação da juventude na política.

Mais do que responder, Dagoberto ouviu. Escutou demandas, relatos de experiências e questionamentos, compartilhou sua trajetória e apresentou sua visão sobre os desafios atuais da política.

“Eu saio daqui muito feliz. A gente debateu política com responsabilidade e respeito. As perguntas foram importantes, contundentes, feitas por pessoas extremamente experientes. Eu até gostaria que alguém me contestasse, porque o debate é fundamental. Isso demonstra o nível desse grupo”, destacou o parlamentar.

Democracia em exercício

Para Almir Cantero, o Café com Política se tornou um verdadeiro laboratório democrático, com um grupo pro positivo. “Esse espaço é pro positivo. Aqui nascem ideias. Nós temos compromisso com a população sul-mato-grossense e debatemos, com todas as vertentes políticas, o que podemos propor para a sociedade, especialmente num momento difícil que a capital atravessa”, afirmou.

Ele também destacou o caráter inovador da iniciativa. “A imprensa começou a descobrir esse espaço, que é inédito no Estado. Pessoas do interior já querem levar esse modelo para suas cidades”.

Primeira vez e vivência desde o início

Entre os participantes, duas mulheres trouxeram percepções distintas sobre o encontro, marcadas pela diferença de experiência no grupo.

Participando pela primeira vez, a ex-candidata à Prefeitura de Campo Grande em 2020, Cris Duarte, avaliou positivamente a dinâmica do debate.

“Eu achei o debate extremamente qualificado. É um espaço onde as pessoas se escutam, onde há troca real de ideias e respeito nas divergências. Para mim, foi uma experiência muito rica e que contribui para entender diferentes visões da política”, afirmou.

Já Kelly Costa, que participa do Café com Política desde a sua criação, destacou a evolução do grupo ao longo do tempo.

“Eu acompanho o Café com Política desde o começo e é muito interessante ver como ele cresceu. O nível do debate sempre foi alto, mas hoje ele está ainda mais maduro. É um espaço onde dá para discordar, debater temas difíceis e, ainda assim, manter o respeito. Isso é algo que se construiu ao longo do tempo”, pontuou.

Ao se aproximar do primeiro ano de existência, o Café com Política reafirma sua proposta de ser um ambiente aberto, plural e democrático, onde diferentes correntes ideológicas dividem a mesma mesa para discutir os rumos do Estado e do país.

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *