Parlamentares reprovaram a ideia de a prefeita explicar motivo de o município ter ficado com ‘nome sujo na praça’
A maioria dos vereadores de Campo Grande votou contra dois apelos pela convocação da prefeita Adriane Lopes, do Patriota.
O propósito do requerimento era o de que a chefe do Executivo explicasse aos vereadores as razões de o município ter sido incluído no Cadin, que é o Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal e ainda se a prefeitura mantém ou manteve uma folha de pagamento secreta.
O pedido pela sabatina da prefeita é de autoria do vereador Marcos Tabosa, do PDT.
Dos 29 parlamentares da Casa, somente três concordaram com o requerimento: professor André, do partido Rede, Luiza Ribeiro, do PT e do próprio Tabosa.
O número de vereadores que apoiam a prefeita promoveu uma goleada contra o requerimento.
Com a estrondosa votação, Adriane não precisa se preocupar com os vereadores, que a afastaram dos eventuais questionamentos da Câmara.
No entanto, relatório preparado pelo TCE-MS (Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul), divulgado nesta terça-feira (4), exibe supostas irregularidades na folha de pagamento dos servidores da prefeitura, referente a 2022.
A corte fiscal quer que o ex-prefeito Marquinhos Trad, do PSD e a prefeita justifiquem os motivos das “divergências” acerca da soma total das remunerações pagas ano passado aos servidores.
De acordo com o documento, a folha bruta da prefeitura custou R$ 2,2 bilhões. Deste montante, segundo a inspeção, R$ 386,1 milhões foram pagos, mas para onde foi o dinheiro não é especificado.
Ou seja, o TCE-MS achou um “furo” na contabilidade e a suspeita deve ser sanada por Marquinhos e Adriane nos próprios 20 dias. Os dois ainda não se manifestaram sobre as suspeitas.
CADIN
Em fevereiro passado, a prefeitura de Campo Grande ficou negativada no Cadin. Isso, por dívidas previdenciárias.
O Cadin um banco de dados onde estão registrados os nomes daqueles débito para com órgãos e entidades federais.
CORREIO DO ESTADO. Câmara dos Vereadores de Campo Grande veta sabatina de Adriane Lopes. Disponível em:<https://correiodoestado.com.br/politica/camara-dos-vereadores-de-campo-grande-veta-sabatina-de-adriane-lopes/413179/>. Acesso em: 05.Abr.2023.