Método prevê planejamento individualizado do tratamento para a vida cotidiana de cada paciente

Campo Grande sancionou na quinta-feira (28) o Programa de Navegação de Pacientes para Pessoas com Neoplasia Maligna de Mama, ou seja, câncer de mama. Decreto que institui o método foi publicado em edição extra do Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande).

O método tem objetivo de auxiliar mulheres com câncer de mama nas demandas e impedimentos da vida pessoal que possam prejudicar o tratamento. O decreto prevê diagnóstico facilidade em prazo inferior ao determinado por lei; mais celeridade no início do tratamento em centro especializado; a coordenação de assistência individual para cada paciente; reduzir as barreiras imposta cotidianamente aos pacientes e familiares em situação de vulnerabilidade, bem como reduzir custos; além de fornecer orientação individual, suporte, educação, coordenação de cuidados e assistência aos pacientes desde o diagnóstico e ao longo do tratamento.

Segundo a SBM (Sociedade Brasileira de Mastologia), a navegação de pacientes passou a ser aplicada como metodologia no Brasil somente na década de 2010. Nos Estados Unidos, foi colocada em prática nos anos 1980, a partir da iniciativa do médico Harold Freeman.

Ao tratar mulheres com câncer de mama no Centro Hospitalar do Harlem, em Nova York, o especialista realizou tratamentos idênticos, mas percebeu diferenças significativas nos índices de cura entre brancas e negras. As pacientes negras, constatou Freeman, não conseguiam se tratar da mesma forma que as brancas, pois precisavam vencer inúmeros desafios diários.

Receio de perder o emprego, cuidados com os filhos, falta de dinheiro para custear o transporte até o hospital, entre outros fatores, foram apontados como barreiras para realizar os procedimentos oncológicos.

Com o propósito de auxiliar as mulheres a superarem os entraves para o tratamento correto do câncer de mama, Freeman criou a ‘navegação de pacientes’. Em Campo Grande, o programa deve instruir servidores sobre a importância do planejamento e coordenação do tratamento.

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *