Em comparação ao ano passado, o primeiro semestre de 2023 registrou aumento de 180% nas internações

A chegada do inverno fez disparar os casos de doenças respiratórias principalmente entre as crianças. Em Três Lagoas, distante 338 quilômetros de Campo Grande, as internações aumentaram 180% no primeiro semestre do ano, se comparado com o mesmo período de 2022.

Os dados foram divulgados pelo SMS (Setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde) de Três Lagoas e alerta os pais e responsáveis quanto às infecções que têm atingido os menores.

Entre as 159 internações ocorridas nos seis primeiros meses do ano, 101 eram de crianças. Em 2022, somente 36 casos foram registrados.

“Ao perceber dificuldade na respiração da criança, corra imediatamente para o pronto-socorro, não espere o quadro se agravar para procurar atendimento, pois essa situação é um sinal de gravidade”, alerta a médica pediatra Anelaine Brunelli.

Os casos mais comuns registrados na rede de saúde da cidade são crises de asma, asma sem tratamento e bronquiolite viral. Todas as doenças possuem tratamento e o indicado é que seja iniciado o quanto antes.

Para evitar a transmissão do vírus que causa as crises, é preciso que as crianças e adultos mantenham as mãos lavadas com frequência, principalmente após contato com alguém doente; assoar o nariz com papéis descartáveis; não compartilhar utensílios pessoais como copos, talheres; e manter os espaços de convivência ventilados e limpos.

A chegada do inverno também traz alerta para a importância de manter o calendário vacinal dos pequenos atualizado, para prevenir síndromes respiratórias. As vacinas estão disponíveis gratuitamente na rede pública de saúde.

CAMPO GRANDE NEWS. Clima seco faz doenças respiratórias dispararem em crianças. Disponível em:<https://www.campograndenews.com.br/cidades/interior/clima-seco-faz-doencas-respiratorias-dispararem-em-criancas>. Acesso em: 14.Jul.2023.

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *