Aos 40 anos, Benedito Neto não mede esforços para realizar sonhos. Com um planejamento antigo de cultivar peixes, trocou a casa recém-construída na cidade por um sítio. Lá, ele integrou piscicultura com a produção de grãos e cucurbitáceas (melancia, melão e cabotiá). Agora, revive este sonho construindo aos poucos, sua casa no campo.

Benedito Neto vive em uma propriedade rural permutada no Assentamento São Pedro, em Sidrolândia. Aos 40 anos, tem muitos planos para a vida no campo. Boa parte já está em execução. Quando mais novo sonhava em cultivar peixes e integrar a produção à outra cadeia, gerando uma renda sustentável. E ele conseguiu! Hoje, é produtor de piscicultura, grãos e cucurbitáceas.

“Eu sempre quis trabalhar com peixe e integrando isso a outro cultivo. Quando me mudei para cá, busquei ajuda e percebi que não era tão fácil como imaginava. Tive que começar do zero. Preparar a terra, estudar e investir. Com isso, meu tanque ficou pronto em maio de 2022.”, conta o produtor.

Benedito cultiva tambaqui, patinga, matrinchã e pacu. São, em média, sete mil peixes sendo com destino ao comércio em abril de 2024. Junto à piscicultura, o produtor cultiva milho, soja e cucurbitáceas. Nesta época, a melancia.

“Aqui no tanque tem uma bomba, e essa bomba joga a água para irrigação por gotejamento lá na produção de melancia. Já colhemos 600 toneladas neste ano.”.

Com as produções a todo vapor, o produtor rural conseguiu realizar mais um sonho! A construção da casa própria no campo. “A cada seis meses a gente vai colocando um tijolinho… Eu sei que não é da noite para o dia, mas com fé em Deus a gente acorda para lutar pelo que acredita e consegue realizar. Basta acreditar que é possível.”

A propriedade é atendida pela ATeG piscicultura do Senar/MS, onde consegue a orientação necessária para evoluir na produção integrada. O técnico de campo visita a propriedade, faz a avaliação e o planejamento da produção junto ao produtor rural.

“Sem o Senar/MS eu vou te dizer, seria impossível alcançar esses resultados.  Seria prejuízo em cima de prejuízo. O Senar/MS é o nosso tutor, ele nos direciona e a gente vai. É um parceiro que eu quero ter para a vida.”, completa Benedito.

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *