Primeira etapa disponibiliza etapa 6.700 doses para aplicação nos grupos prioritários

Campanha começa hoje em Dourados (Ana Laura Menegat, Jornal Midiamax)
Começa nesta terça-feira (1), a campanha de vacinação contra a Influenza em Dourados. A imunização acontece no PAM (Pronto Atendimento Médico) e em todas as unidades básicas de saúde (UBSs) do município.
A Sems (Secretaria Municipal de Saúde) informou que são disponibilizadas 6.700 doses para aplicação nos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.
A gerente do Núcleo de Imunização, Jéssica Andrade, explica que a vacina pode ser administrada juntamente com outras do Calendário Nacional de Vacinação e destaca sua importância na prevenção da gripe.
“A imunização reduz o risco de complicações, internações e óbitos, além de proteger a população durante o período de maior circulação do vírus”, pontua Jéssica. A vacina de 2025 protege contra as cepas H1N1, H3N2 e B.
A campanha tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal e minimizar os impactos da gripe na população mais vulnerável.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância da vacinação e orienta que os grupos prioritários busquem a unidade de saúde mais próxima para garantir a imunização.
Primeira morte de Influenza em Dourados
Conforme boletim epidemiológico publicado na sexta-feira (28) pela SES (Secretaria de Saúde de Dourados), uma idosa de 80 anos é a primeira vítima da gripe na cidade. Ela foi diagnosticada com a Influenza A não subtipada.
No documento emitido pela SES, a mulher, que não teve a identidade divulgada, possuía comorbidades, como doença cardiovascular crônica e diabetes.
O óbito ocorreu no dia 21 de março. Outras três pessoas morreram em decorrência da doença nos últimos dias, elevando o número de óbitos pela Influenza para sete no ano em Mato Grosso do Sul.
FONTE: MIDIAMAX