Igor Thiago e Juninho Vieira. Provavelmente você nunca ouviu falar nesses nomes, mas os dois são os principais brasileiros na lista de goleadores de todo futebol europeu na temporada 2023/24.
A dupla tem 56 gols no total e, mesmo assim, nunca esteve no radar da Seleção Brasileira. Igor Thiago e Juninho Vieira aparecem na frente de nomes que estarão com o Brasil na Copa América, como Evanilson (Porto), com 24 gols, e Vinícius Júnior (Real Madrid), com 23 gols.
Empilhando gols na Bélgica
Cria da base do Cru
Golaço sobre o Leverkusen
Mineiro de Pitangui, Juninho Vieira vem fazendo sucesso com a camisa do Qarabag, clube do Azerbaijão. São 27 gols em 52 jogos na temporada 2023/24.
Aos 27 anos, o artilheiro iniciou a carreira em 2015 defendendo o Athletico. Ele tem passagem pelo futebol português, defendendo Portimonense, Estoril e Chaves, e chegou ao clube azeri no meio do ano passado.
Juninho assustou o mundo da bola recentemente, em jogo válido pelas oitavas da Liga Europa. O brasileiro anotou um golaço e por pouco não tirou a invencibilidade do Bayer Leverkusen. A equipe alemã empatou o duelo nos minutos finais após estar perdendo por 2 a 0.
Os principais brasileiros artilheiros na Europa
- Igor Thiago (Club Brugge): 29 gols
- Juninho Vieira (Qarabag): 27 gols
- Evanilson (Porto): 24 gols
- Vinícius Júnior (Real Madrid): 23 gols
- João Pedro (Brighton): 20 gols
zeiro, Igor Thiago tem apenas 22 anos e se transferiu cedo para a Europa. Em 2021 o jogador acertou com o Ludogorets, da Bulgária. Em duas temporada, chamou a atenção do Club Brugge e, em 2023, rumou para a Bélgica.
Com 29 gols em 55 partidas na temporada pelo Club Brugge, o atacante chamou a atenção dos grande centros europeus, e já tem contrato firmado com o Brentford, da Inglaterra, para disputar a poderosa Premier League a partir de julho.
Antes da temporada se encerrar, Igor Thiago pode levantar o caneco do Campeonato Belga, já que o Club Brugge segue bem próximo de mais um título. O brasileiro também brilhou na Liga Europa, apesar da eliminação na semifinal, marcando um gol no confronto com a Fiorentina.
Fonte: CNN Brasil