De acordo com levantamento do Serasa, a inadimplência subiu 7% no estado
Mato Grosso do Sul ocupa o 7º lugar no ranking de estados com maior número de adultos inadimplentes, de acordo com levantamento feito pelo Serasa, em maio deste ano. O Mapa da Inadimplência e Negociações de Dívidas do Serasa aponta para um aumento de 7% na inadimplência do estado em doze meses, entre maio de 2022 e maio deste ano.
Os setores que mais levaram o brasileiro ao endividamento são os de bancos/cartões de créditos (31,94%); Utilities: contas básicas como água, luz e gás (21,45%); e varejo (11,31%). A faixa etária que mais se endividou foi a de 41 à 60 anos.
Em relação à renegociação de dívidas, o Serasa Limpa Nome registrou 41.505 acordos fechados em Mato Grosso do Sul, no mês de maio. As principais dívidas renegociadas são Telecom, grandes bancos e securitizadoras, e a faixa etária dos que mais negociam suas dívidas é de 31 à 40 anos.
Serasa Limpa Nome
A plataforma ‘Serasa Limpa Nome’ conta com mais de 500 empresas parceiras, com as quais é possível negociar as dívidas. As oportunidades de acordos oferecem a possibilidade de pagamento via Pix em diversos segmentos, como bancos e cartões, securitizadoras varejo e telecomunicações.
MIDIAMAX. Cresce número de pessoas com contas atrasadas em MS e total ultrapassa 1 milhão. Disponível em:<https://midiamax.uol.com.br/cotidiano/economia/2023/mato-grosso-do-sul-e-o-7o-estado-em-numero-de-pessoas-com-conta-atrasada/>. Acesso em: 04.Jul.2023.