Clinicamente chamado de epistaxe, o sangramento nasal ocorre quando há fragilidade das mucosas e pode ser tratado com cuidados simples
De acordo com o Ministério da Saúde, pelo menos 60% das pessoas terão sangramento nasal alguma vez na vida. Em regiões de umidade mais baixa, este número pode ser ainda maior.
Chamado tecnicamente de epistaxe, o sangramento nasal é resultado da ruptura de algum vaso do nariz devido a uma fragilidade das mucosas. Além do clima, isso pode ocorrer devido a algum trauma, problemas de hipertensão arterial ou até mesmo vício em drogas ilícitas, por exemplo.
“Ficar mexendo, coçando ou assoando muito o nariz, acaba fragilizando e machucando a mucosa nasal. Existe também o sangramento de origem emocional, que geralmente está associado ao aumento da pressão que leva à ruptura de algum vaso”, explica otorrinolaringologista Lucas Sampaio.
Conheça os cuidados que o médico recomenda para evitar este inconveniente no Saúde em Dia.
METROPOLES. Cuidados com a seca: saiba o que causa o sangramento nasal. Disponível em:<https://www.metropoles.com/saude/cuidados-com-a-seca-saiba-o-que-causa-o-sangramento-nasal>. Acesso em: 07.Mai.2023.