Delegação vai promover pratos típicos e o queijo artesanal produzido em MG em um dos eventos mais tradicionais do mundo

A culinária mineira, com especial ênfase para os queijos artesanais produzidos no estado, será destaque na 21ª edição do Congresso Gastronômico Madrid Fusión. O evento realizado entre esta segunda-feira (23) e a próxima quarta-feira (25), na capital da Espanha, é um dos principais do setor no mundo.

O chef mineiro Gabriel Sodré vai realizar cooking shows, preparando para os visitantes pratos típicos como frango com quiabo, vaca atolada e pão de queijo. Sodré, que já trabalhou com o premiado chef mineiro Léo Paixão, atualmente está à frente do restaurante Chispa Bistró, em Madrid.

Os visitantes da feira também terão à disposição uma degustação de 12 rótulos de queijos mineiros, das regiões da Canastra, Mantiqueira, Campo das Vertentes, Diamantina e Serro.

“O Queijo como centro faz parte ainda de um projeto maior junto ao IPHAN: a candidatura do Minas Artesanal junto à Unesco para obtenção do título de patrimônio mundial imaterial. Compartilhar nossa cozinha, que guarda um precioso legado cultural e histórico em um congresso, considerado um dos mais importantes da gastronomia mundial, significa fortalecer um dos principais atrativos do turismo em nosso estado, que é nossa gastronomia”, avaliou Leônidas Oliveira, secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais.

O Congresso Madrid Fusión foi criado em 2003 com o objetivo de promover o conhecimento gastronômico, discutir novas tendências, fomentar o mercado em nível mundial e incentivar a reflexão sobre as artes culinárias.

Em 2013, a culinária mineira foi homenageada no congresso. Agora, em 2023, o Estado chega à capital espanhola representado pelo  Centro de Referência do Queijo Artesanal de Minas Gerais e o INHAC (Instituto de Hospitalidade e Artes Culinárias), que se juntaram à delegação brasileira a convite do Governo de Minas e da Embratur ( Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo).

CRECITO: PORTAL R7 MINAS GERAIS

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *