A declaração de Datena ocorreu no ”Brasil Urgente” (Band TV) após a coletiva de imprensa do advogado da família de Marília Mendonça
Após a coletiva de imprensa dada na tarde dessa segunda-feira (15), pelo advogado da família de Marília Mendonça, Robson Cunha, sobre o relatório final do acidente fatal aéreo que a cantora sofreu em novembro de 2021, José Luiz Datena deu sua opinião no ‘‘Brasil Urgente’’ (Band TV) sobre o assunto e afirmou que a verdadeira culpada pela morte da artista, do piloto, co-piloto e do produtor dela, foi a empresa de energia CEMIG (Companhia Energética de Minas Gerais) pela falta de sinalização.
‘‘A Carolina [repórter presente na coletiva] e o advogado [da família de Marília Mendonça] disseram que ele não quer apresentar culpados, mas é lógico que ele quer. Se o piloto não teve culpa, se não houve falha no avião, quem é que é culpado? É CEMIG [Companhia Energética de Minas Gerais]’’, iniciou Datena na tarde desta segunda-feira (15).
Adiante, o apresentador da Band TV relembrou as críticas que recebeu, na época do acidente, por ter apontado a falta sinalização. ‘‘Desde o começo, quando falei e alguns imbecis me contestaram que esses cabos derrubam, e derrubam aviões e helicópteros, principalmente se o piloto não conhece [o local]. Se você não tiver a identificação dos cabos, que são aquelas bolas laranjas enormes, e o cara tem que colocar exatamente na linha em que o piloto vai a decolagem ou aterrisagem’’, disse Datena.
Adiante, Datena explicou como funciona o sistema aéreo, afirmou a empresa de energia é a culpada, apesar do advogado da família de Marília Mendonça não ter dito, e falou até em indenização.
‘‘É como sempre pegar o carro e dirigir contra o sol na estrada, se não tem aquela bola laranja o cara não observa os cabos. Então, não é que o advogado queria, é que ele tá dizendo que tem culpados, é a CEMIG. Se o avião não estava quebrado, não teve problema nenhum, iria descer normalmente, o piloto não errou, de acordo com o CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), claro que a CEMIG é culpada por não ter colocado identificação ali. E, claro, que a empresa sendo culpada, cabe um baita processo de indenização, apesar de ser um órgão estatal, que dificilmente responde por indenização alguma’’, disparou José Luiz Datena.
Continuou. ‘‘Mas se o piloto não errou para o CENIPA, foi o que disse o laudo final, se o avião não estava quebrado, porque disse o CENIPA que não havia avaria nenhuma, eles tem capacidade para isso, por isso existe o CENIPA, só pode ser a bola laranja que deveria estar lá no lugar que não estava. Quem é que tinha colocar a bola no lugar? A CEMIG. Se ela não colocou, pode responder por uma baita ação do estado por parte da família dela’’, declarou Datena.
‘‘Estou errado Caiã Messina?’’, questionou o titular do “Brasil Urgente” ao repórter da atração policial. ‘‘Não. Com certeza, Datena. Lembrando que a Polícia Civil de Minas Gerais, só estava esperando esse laudo do CENIPA, que acaba de sair, a gente viu ao vivo, no seu Brasil Urgente, para terminar o inquérito. Lembrando também que, na ocasião, os delegados que estavam investigando apontaram problemas ali: a falta de sinalização’’, finalizou.
EMOFF. Datena aponta verdadeiro culpado após relatório do acidente de Marília Mendonça. Disponível em:<https://emoff.meionorte.com/televisao/datena-aponta-verdadeiro-culpado-apos-relatorio-do-acidente-de-marilia-mendonca/>. Acesso em: 15.Mai.2023.