O filho primogênito da falecida rainha Elizabeth II foi o 40º monarca a ser coroado na Abadia de Westminster
Foi coroado neste sábado (6/5), o rei Charles III e sua esposa, Camilla, a nova rainha do Reino Unido. A celebração ocorreu oito meses após Charles subir ao trono, depois da morte da rainha Elizabeth II. A cerimônia solene e suntuosa, não ocorria no Reino Unido há 70 anos.
O momento foi acompanhado por mais de 2 mil convidados — 5.800 a menos do que em 1953, na coroação de Elizabeth II — entre os quais estiveram delegações de 203 países, 100 chefes de Estado e de governo e 20 famílias reais.
As cerimônias da coroação de Charles tiveram início na manhã deste sábado (6), às 6h, no horário local de Londres (2h da manhã, no horário de Brasília). A partir das 10h da manhã (6h da manhã, no horário de Brasília), começou a procissão rumo à Abadia de Westminster, para a coroação.
A celebração seguirá até domingo (7), onde acontecerão as festas de bairro, apelidadas de “Coronation Big Lunch” (“Grande Almoço da Coroação”, em tradução livre), que irão ocorrer em todo o Reino Unido. Às 20h de Londres, o Castelo de Windsor receberá cerca de 10.000 pessoas para um show com artistas como Katy Perry, Lionel Richie, Take That e Andrea Bocelli.
CORREIO BRAZILIENSE. “Deus Salve o rei”: Charles III é coroado em cerimônia histórica. Disponível em:<https://www.correiobraziliense.com.br/mundo/2023/05/5092569-deus-salve-o-rei-charles-iii-e-coroado-em-cerimonia-historica.html>. Acesso em: 06.Mai.2023.