As doses serão aplicadas a partir das 8h, na Praça Ary Coelho, para toda a população entre seis meses e 59 anos de idade

Campanha de vacinação contra o sarampo será realizada em Campo Grande neste sábado (30). A ação, promovida pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), ocorre a partir das 8h, na Praça Ary Coelho, no Centro da Capital. A vacinação será oferecida para toda a população entre seis meses e 59 anos de idade. 

Conforme a superintendente de vigilância em saúde e ambiente, Veruska Lahdo, o objetivo é reforçar a proteção da população contra o sarampo e atualizar a caderneta vacinal de crianças, adolescentes, adultos e trabalhadores da saúde. 

Além disso, a superintendente reforça que, dado os crescentes casos da doença em países que fazem fronteira com Mato Grosso do Sul, a vacina é a forma mais eficaz de prevenção. 

“Campo Grande é um corredor para quem tem como destino ou partida a região da fronteira, a decisão por ampliar a vacinação contra o sarampo é uma das estratégias adotadas para que não tenhamos casos confirmados no município”, explica. 

Ainda conforme a Veruska, a meta de cobertura estabelecida pelo Ministério da Saúde da vacina tríplice viral é de 95% e neste ano, até o momento, Campo Grande tem cerca de 86% do público-alvo da vacina imunizado. “Temos observado um crescimento na cobertura vacinal, que há anos seguia abaixo da meta, mas com a circulação do vírus em regiões tão próximas, há a necessidade de reforçar a vacinação”. 

Dados epidemiológicos 

Os casos mais recentes registrados em Campo Grande são de 2020, ano em que a cidade teve 10 ocorrências. Desde 2021 não há confirmações, mas em 2025 um caso suspeito segue em investigação. 

O risco de reintrodução do vírus é considerado alto, devido ao aumento de casos em países vizinhos, como a Bolívia (269 confirmações) e o Paraguai. 

Público-alvo e doses aplicadas 

  • Crianças de 6 a 11 meses → Dose Zero. 
  • Crianças de 12 meses → 1ª dose (Tríplice Viral). 
  • Crianças de 15 meses → 2ª dose (Tetra Viral: Tríplice Viral + Varicela). 
  • Adolescentes e adultos de 15 meses a 29 anos → que não consigam comprovar duas doses. 
  • Adultos de 30 a 59 anos → que não consigam comprovar pelo menos uma dose. 
  • Trabalhadores da saúde → que não tenham como comprovar duas doses. 

Não podem receber a vacina: gestantes, crianças menores de 6 meses, pessoas com imunossupressão grave e indivíduos com histórico de reação alérgica grave à vacina.

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *