
Para ampliar a cobertura vacinal e reduzir a sobrecarga nas unidades de saúde, a Prefeitura de Campo Grande inicia nesta quarta-feira (2) o ‘Drive de Vacinação’ contra a Influenza. A iniciativa acontecerá diariamente no Quartel do Corpo de Bombeiros, localizado na Rua 14 de Julho, no Centro da cidade.
O atendimento será realizado em horários diferenciados para facilitar o acesso da população. De segunda a sexta-feira, a vacinação ocorre das 18h às 22h. Já aos sábados e domingos, o drive funciona em dois períodos: das 7h às 11h e das 13h às 17h. A campanha conta com a parceria do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, que auxilia na logística da ação.
Mato Grosso do Sul recebeu 524 mil doses da vacina contra a Influenza neste ano. Na última semana, foram entregues 84 mil doses, e no último sábado (29), mais 440 mil foram repassadas pelo Ministério da Saúde. Além das vacinas, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) distribuiu mais de 1,1 milhão de seringas e agulhas para garantir a imunização da população.
O drive de vacinação funcionará até o dia 17 de abril e atenderá exclusivamente os grupos prioritários, conforme definido pelo Informe Técnico do Ministério da Saúde.
Além dos grupos prioritários tradicionais do Calendário Nacional de Vacinação, como crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos a partir de 60 anos, a campanha também abrange:
– Trabalhadores da saúde
– Puérperas
– Professores dos ensinos básico e superior
– Povos indígenas
– Pessoas em situação de rua
– Profissionais das forças de segurança e de salvamento
– Profissionais das Forças Armadas
– Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
– Pessoas com deficiência permanente
– Caminhoneiros
– Trabalhadores dos Correios
– Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso)
– Trabalhadores portuários
– Funcionários do sistema de privação de liberdade
– População privada de liberdade
– Adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos)
A campanha tem o objetivo de garantir a imunização dos grupos de risco, prevenindo complicações da Influenza e reduzindo a demanda por atendimentos hospitalares durante o período sazonal da doença. A população incluída nos grupos prioritários deve se dirigir ao drive com documento de identificação e, se necessário, comprovação da condição prioritária.