Foi realizada na noite desta segunda-feira (20), na Câmara Municipal de Campo Grande, asessão solene de outorga da “Medalha Delegado de Polícia Civil Pedro Antônio Pegolo”. A comenda é outorgada a agentes de segurança pública que, no desempenho das suas funções, tenham praticado atos de bravura no exercício de sua função em Campo Grande.
O vereador Professor Riverton (PSD) homenageou dois representantes da atuação comprometida em prol da segurança da população, os policiais civis Ricardo de Werk Filho e Fabiano Alecio Manfrin. “As trajetórias profissionais dos homenageados são marcadas por dedicação, trabalho e seriedade e com isso, me sinto honrado em ter a oportunidade de demonstrar, em nome da população, nossa gratidão a esses heróis da vida real”, relata o parlamentar.
Sobre os homenageados – Ricardo de Werk Filho é policial civil, perito Papiloscopista, formado em administração habilitado em Comércio exterior, pós graduado em nível de especialização em Inteligência Estratégica, pós graduado em nível de especialização em Gestão em Segurança Pública e acadêmico do curso de Direito da Universidade Estácio de Sá.
Possui formação em Segurança Pública e ingressou na segurança pública em 2004, na função de Policial Penal pela Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (AGEPEN/MS). Em seu currículo possui experiência como Investigador de Polícia Judiciária, formado pela Academia de Polícia Civil do Estado de Mato Grosso do Sul e perito Papiloscopista. Desempenhou em grande parte de sua vida na segurança pública, a função de Analista de Inteligência, habilitado pela Escola de Inteligência da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e também foi chefe do Núcleo de Produção de Conhecimento da Gerência de Inteligência do Sistema Penitenciário. Ainda trabalhou em operações contra o crime organizado conjuntamente com a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul e o Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul. O homenageado também foi corregedor na Coordenadoria de Apuração, Procedimento, Orientação e Correição.
Já Fabiano Alecio Manfrin é graduado em Administração de Empresas com Habilitação em Administração Geral e graduado em Direito. Possui pós-graduação em Gestão de Negócios; em Criminologia; em Docência em Armamento e Tiro e MBA em Controladoria. Sua trajetória profissional registra atuação como investigador de Polícia de Classe Especial, na função há 14 anos, lotado no GARRAS, exercendo funções de investigação e repressão na área de Roubo a Bancos e Antissequestros e instrutor da Academia de Polícia Civil da PCMS desde 2012. Conta ainda com cursos de Segurança de Autoridades, pela Academia Nacional de Polícia; Operações Táticas Especiais – Cote, pela Força Especial de Resgate e Assalto; Sniper Policial, pelo Grupo de Resposta Tática e Operações Táticas Especiais – Cote ,pela Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais, além de ser instrutor de Armamento e Tiro.
Homenagem – A medalha leva o nome do Delegado de Polícia Civil Pedro Antônio Pegolo, que foi o primeiro Coordenador da Guarda Municipal de Campo Grande, de 2006 a 2008, com a implantação da Instituição e regulamentação da profissão. Nasceu em Votuporanga (SP), cursou Bacharelado em Direito na Faculdade de São Bernardo do Campo (SP) e Pós-Graduação em Direito Municipal na Uniderp.
Atuou como Delegado de Polícia na Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso do Sul no ano de 1984 a 1997, Delegado de Polícia Regional de Aquidauana, Corregedor Geral do Detran/MS, Diretor do Departamento de Polícia do Interior e Diretor Geral de Polícia Civil do Estado, permanecendo no cargo por quatro anos.