Durante o primeiro ano de funcionamento, o complexo já foi visitado por mais de 300 mil pessoas
O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, disse na sexta-feira (31) que as entradas do Bioparque Pantanal devem permanecer gratuitas até o fim de 2023.
“Eu acredito que este ano continue da forma que estamos operando. Sem nenhum tipo de cobrança enquanto não sair a concessão. Até fazer o processo, licitar, ter interessados, discutir modelagem vai levar um tempo”, explicou.
Bioparque Pantanal
Durante o primeiro ano de funcionamento, o complexo já foi visitado por mais de 300 mil pessoas, muitas delas de outros países, abriga inúmeras espécies de animais característicos de Mato Grosso do Sul e já faz parte da história de muitos moradores e turistas. Até agora, não há previsão para o início da cobrança de ingresso.
Localizada nos altos da avenida Afonso Pena, dentro do Parque das Nações Indígenas, a estrutura desenhada pelo arquiteto Ruy Ohtake se destaca na paisagem por sua exuberância e grandiosidade. Além de receber visitantes ao longo do dia, espaço serve para eventos, conferências e pesquisas científicas.
Vale lembrar que os primeiros visitantes do Bioparque foram os alunos das escolas e convidados. Assim, a abertura ao público geral ocorreu em 2 de maio de 2022. Segundo o espaço, mais de 300 mil pessoas já visitaram o complexo desde então.
Sem previsão de cobrança
Há um ano em funcionamento, o Bioparque Pantanal ainda não é administrado por uma empresa contratada. Por ora, o Governo do Estado assume a gestão do espaço enquanto licitação não é lançada para administração do parque.
Empresa contratada através de um certame pelo ex-governador André Puccinelli, antes do Bioparque ficar pronto, a Cataratas desistiu de administrar o ponto turístico pouco antes da inauguração, em 2022. Foi quando o Governo de Mato Grosso do Sul assumiu a função temporariamente.
Apesar das tratativas realizadas, o Grupo Cataratas comunicou oficialmente a desistência amigável do processo de parceria. “O contrato no modelo de PPP permite um distrato amigável. Houve um posicionamento da empresa, reforçando que o Aquário do Pantanal é o maior aquário de água doce e apresenta condições extremamente adequadas sob o ponto de vista de atratividade como destino turístico. Porém, neste momento, houve um reposicionamento estratégico do Grupo Cataratas”, afirmou Verruck na época.
MIDIAMAX. Entrada do Bioparque Pantanal deve continuar de graça até o fim do ano, avalia Jaime Verruck. Disponível em:<https://midiamax.uol.com.br/cotidiano/2023/entrada-do-bioparque-pantanal-deve-continuar-de-graca-ate-o-fim-do-ano-avalia-jaime-verruck/>. Acesso em: 31.Mar.2023.