Quando saiu de Campo Grande aos 10 idade, ainda na década de 1950, a pequena Aracy Balabanian não imaginava que viria a se tornar um ícone das artes nacionais
A cultura do país está de luto! Uma das maiores atrizes do teatro e da televisão brasileira, Aracy Balabanian morreu nesta segunda-feira (7), aos 83 anos. Ela havia sido diagnosticada com câncer no pulmão no fim do ano passado e estava internada no Rio de Janeiro.
Artista de talento inquestionável, a campo-grandense fez história especialmente com papéis marcantes em novelas da TV Globo, com personagens que ficaram para sempre no imaginário do público.
Quando saiu de Campo Grande aos 10 idade, ainda na década de 1950, a pequena Aracy Balabanian não imaginava que viria a se tornar um ícone das artes nacionais. Seu principal e talvez mais inesquecível personagem seja dona Armênia, de “Rainha da Sucata” (1990), uma figura popular, invejosa, fofoqueira e mãe, que tinha o bordão “na chon”.
Tamanho sucesso fez dona Armênia voltar em “Deus nos Acuda”, outra novela do mesmo autor, Silvio de Abreu, em 1992. Aracy também fez o público rir com a emblemática Cassandra, do seriado de comédia “Sai de Baixo” (1996 a 2002).
Em meio a isso, arrasou como Filomena em “A Próxima Vítima” (1995). Outro papel de grande destaque foi a governanta Germana, em “Da Cor do Pecado” (2004). Na novela, Aracy Balabanian deu vida à doce e dedicada funcionária que era mais do que amiga para Afonso Lambertini (Lima Duarte) e mãe para Paco Lambertini (Reynaldo Gianecchini).
Em 2010, apareceu em “Passione” como a italiana Gema Matolli, irmã do protagonista Totó (Tony Ramos). No ano de 2012, divertiu os brasileiros com a avarenta Máslova em “Cheias de Charme”. Se despediu das novelas em 2016, quando interpretou novamente uma italiana, desta vez chamada Geppina, em “Sol Nascente”.
De lá para cá, fez pequenas aparições esporádicas na TV. A última em trabalho artístico foi em um especial de Natal da Globo em 2019. Já a última entrevista e aparição final se deu em agosto de 2022, quando, sem querer, mostrou o dedo do meio ao vivo no programa “É de Casa”, para exibir um anel que foi de sua mãe.
Aracy Balabanian era de MS
Campo-grandense, Aracy Balabanian tem origem Armênia. Seus pais vieram do país asiático em fuga do genocídio que ocorrera na região na década de 1930. Eles então fixaram residência na cidade, que antes pertencia ao Mato Grosso, e foi neste município que ela e seus irmãos nasceram.
Aos quinze anos, no entanto, mudou-se para São Paulo com os sete irmãos. Por lá, seguiu carreira como atriz e fez grandes novelas, especialmente na TV Globo.
MIDIAMAX. Eterna dona Armênia, Cassandra e Germana: relembre papéis de Aracy Balabanian com destaque na TV. Disponível em:<https://midiamax.uol.com.br/midiamais/famosos/2023/eterna-dona-armenia-cassandra-e-germana-relembre-papeis-de-aracy-balabanian-com-destaque-na-tv/>.Acesso em: 07.Ago.2023