São 12 cães e 4 gatos, portadores de alguma necessidade especial (cegueira, epilepsia, paraplegia, amputação e velhice), disponíveis para adoção
Feira de adoção de animais com necessidades especiais ocorrerá em 15 de setembro, sexta-feira, das 17h às 22h, no Shopping Campo Grande. Também haverá arrecadação de ração.
De acordo com o coordenador do grupo de apoio e proteção da causa animal, Bruno Nóbrega, 16 pets estarão disponíveis para adoção, sendo 12 cães e 4 gatos portadores de alguma necessidade especial, como cegueira, epilepsia, paraplegia, amputação e velhice. Os animais estão vacinados, vermifugados e castrados.
Metade da feira será on-line, ou seja, haverá telões com fotos e vídeos dos animais. Não são todos os animais que estarão à mostra no local, devido a dificuldade de locomoção dos pets.
O objetivo é encontrar um novo lar para animais que foram resgatados em situação de abandono e maus-tratos.
“As pessoas precisam entender que animais com necessidades especiais precisam de um lar e atenção maior. As pessoas têm preconceito. O intuito é arrumar um lar para todos. As pessoas têm que ter consciência que eles estão nas ONGs e precisam de um lar”, afirmou Nóbrega.
Interessados em adotar um animal devem apresentar documento oficial com foto, comprovante de residência e ser maior de 18 anos.
Tutores que possuem pets cegos, paraplégicos, epiléticos e idosos estão convidados para passearem com os peludos e fazerem um ponto de encontro na feira de adoção.
A realização é da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania (Setescc), Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MS), Assessoria Especial de Defesa e Proteção da Vida Animal (VidaANIMAL), Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista (DECAT-Polícia Civil) e Lord Pet Store.
SRD
Os cachorros vira-latas, também conhecidos como SRD (sem raça definida), são os pets mais comuns entre os adotados pelos brasileiros.
Espertos, agitados e cheios de amor, eles são muito carinhosos e fiéis aos seus tutores, presentes na maioria dos lares do país. O dia do cachorro vira-lata é celebrado, anualmente, em 31 de julho.
Porém, ainda estão entre os que mais sofrem abandono e maus-tratos.
Segundo censo realizado pelo CCZ, em 2021, a estimativa de animais em situação de abandono naquele ano, em Campo Grande, foi de aproximadamente 12.500.
NÚMEROS
Censo canino e felino realizado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) aponta que existiam 287.768 animais de estimação, no ano de 2022, em Campo Grande, sendo 224.563 cães e 63.205 gatos.
São 119.698 cadelas, 104.865 cachorros, ninhada de 3.330 filhotes caninos, 17.003 gatas, 35.246 gatos e ninhada de 2.561 filhotes felinos.
O levantamento foi realizado em regiões urbanas e distritos da Capital. Os números foram divulgados no segundo semestre de 2022.
CORREIO DO ESTADO. Feira de adoção terá 16 pets, com necessidades especiais, à espera de um lar. Disponível em:<https://correiodoestado.com.br/cidades/feira-de-adocao-tera-16-pets-com-necessidades-especiais-a-espera-de/419508/>. Acesso em: 31.Ago.2023