A 22ª edição do festival vai acontecer entre os dias 23 a 27 de agosto e conta com atrações nacionais e regionais

O Festival de Inverno de Bonito 2023 terá shows de Iza, Emicida, Fafá de Belém, Gilsons, Trio Parada Dura, entre outros. As atrações nacionais foram confirmadas durante lançamento oficial nesta quinta-feira (3), na Estação Cultural Teatro do Mundo, em Campo Grande.

O lançamento contou com a presença do governador Eduardo Riedel, do secretário de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania (Setescc), Marcelo Miranda e do prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues. 

A 22ª edição do festival vai acontecer entre os dias 23 a 27 de agosto, tendo um dia a mais de duração em relação às edições anteriores. O evento contará com shows musicais, espetáculos, teatro, dança, circo, arte, tecnologia, interatividade, cenografia, atrações infantis e outras atividades paralelas.

Fafá de Belém, um dos principais nomes da MPB, abre as atrações principais no dia 23. Já a banda brasileira de bossa-nova e indie pop, Bala Desejo se apresenta no dia 24, mesmo dia que Paulinho Moska + Maria Gadú. 

A cantora Iza apresenta as gravações do seu segundo álbum de estúdio “AFRODHIT”, além dos hits “Pesadão” e “Dona de mim”, no mesmo dia do trio de MPB, Gilsons, dia 25.

Já a cantora, compositora e atriz potiguar Juliana Linhares se apresenta no dia 26, e o rapper Emicida, dono do fenômeno “AmarElo”, fecha a noite.

Considerado um dos maiores, mais antigos e mais bem sucedidos grupos musicais da música sertaneja no Brasil, o Trio Parada Dura encerra o festival no dia 27 de agosto.

Governador Eduardo Riedel/ Foto: Gerson Oliveira

O governador Eduardo Riedel falou sobre as críticas em relação às atrações nacionais selecionadas. “Sempre tem as criticas bem-vindas, mas tem para todos os gostos e essa é a beleza do festival, porque as pessoas de fora estão vindo para conhecer aquilo que a gente pode mostrar de melhor, como a nossa cultura”, explicou.

De acordo com o secretário de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania (Setescc), Marcelo Miranda, foram realizadas mudanças na programação do festival baseado nos pedidos recebidos através de audiência pública.

“A programação está super democrática, inclusive atendendo ao pedido que recebemos em audiência pública que é uma coisa bastante questionada, a questão do sertanejo, no último dia teremos o Trio Parada Dura, que é uma expectativa da população que a gente ouviu na audiência pública”, explica.

Na última terça-feira (1º), foi realizada uma Chamada Pública convocando artistas para se apresentarem no festival. Artistas regionais poderão se inscrever nas categorias: música (12 Vagas), dança (4 vagas), teatro (4 vagas), circo (4 vagas) audiovisual (4 vagas), cultura urbana (6 vagas), live painting (4 vagas), moda (10 vagas) e artes visuais (10 vagas).

“Nós vamos valorizar esse ano a participação dos artistas da cidade, inclusive o edital está aberto para participações regionais. É importante destacar isso para que a gente feche a programação regional também”, afirmou o secretário.

Economia criativa

Outra atração é o Corredor de Economia Criativa com produtos oriundos de produtores de Mato Grosso do Sul, como gastronomia e artesanato. Criatividade, sustentabilidade, diversidade cultural e inovação: todas essas características podem ser encontradas nos produtos desenvolvidos por nossos empreendedores da economia criativa.

“Terá um espaço específico da economia criativa, nós já estamos trabalhando os encontros regionais para a gente fechar o plano

Secretário da Setescc, Marcelo Miranda

estadual. O festival tem um papel muito importante, pois atrai a população, gera renda e qualificar nossos artesãos, músicos para que eles possam ter renda de uma forma organizada”, frisou o secretário da Setescc, Marcelo Miranda.

O governador Eduardo Riedel afirmou que foram mais de R$ 7 milhões investidos diretamente na 22ª edição do festival, além das parcerias com uma série de outras instituições. “Mais importante que este recurso aplicado, é a certeza de que ele retorna para o Estado em forma de movimentação econômica e reafirma a cultura de Mato Grosso do Sul”, explicou o governador do Estado.

Festival Bonitinho

Nesta edição de 2023, a principal novidade é o Festival Bonitinho, com atrações direcionadas às crianças. Estão confirmados “Mundo Bita”, no dia 25, sexta-feira, e “Palavra Cantada”, no sábado, 26.

Mundo Bita é um projeto de entretenimento infantil criado pelo músico e designer pernambucano Chaps Melo em 2011. Desde então, já lançou dezenas de singles musicais que arrecadaram diversas certificações de Ouro, Platina, Diamante e Diamante Duplo, com milhões de singles vendidos.

Já a dupla Palavra Cantada, formada pelos músicos Paulo Tatit e Sandra Peres, une em seu trabalho música, brincadeira e educação desde 1994.

“Envolver as crianças no ambiente de cultura e arte é o exercício da cidadania plena, desde o início, começar a introduzir as crianças na poesia, pintura, música, ajudar as crianças a desenvolver essas habilidades artísticas”, afirmou Riedel.

CORREIO DO ESTADO. Festival de Inverno de Bonito terá show de Iza, Emicida e Fafá de Belém; confira as outras atrações. Disponível em:<https://correiodoestado.com.br/correio-b/com-investimento-de-mais-de-r-7-milhoes-governo-lanca-festival-de/418320/>. Acesso em: 03.Ago.2023

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *