Em fevereiro, cidade registrou mais de 80 milímetros em apenas uma semana

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, reconheceu situação de emergência em Miranda, cidade no oeste de Mato Grosso do Sul. A portaria foi publicada na edição desta segunda-feira (27) do DOU (Diário Oficial da União).

Entre 23 e 26 de fevereiro, a cidade foi atingida por um alto volume de chuvas, que superaram os 80 milímetros. Foram registrados alagamentos e inundações, além de danos em estradas vicinais e casas na zona rural.

Isso fez com que a prefeitura decretasse emergência em 1º de março. Na semana passada, a Alems (Assembleia Legislativa do Estado de MS) reconheceu estado de calamidade pública pelos mesmos motivos.

O Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) emitiu diversos alertas neste mês devido à cheia do Rio Miranda. A Defesa Civil estadual precisou remover famílias que moram às margens do curso d’água.

Com o reconhecimento da emergência, a prefeitura poderá solicitar recursos ao ministério para reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada. Cabe à Defesa Civil definir o montante necessário.

MIDIAMAX. Governo federal reconhece situação de emergência em Miranda por chuvas. Disponível em:<https://midiamax.uol.com.br/politica/transparencia/2023/governo-federal-reconhece-situacao-de-emergencia-em-miranda-por-chuvas/>. Acesso em: 27.Mar.2023.

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *