Programa partiu da necessidade de ampliar a promoção das práticas de produções artísticas dentro das escolas estaduais
O Governo do Estado lança na próxima segunda-feira (8) o I Festival de Cinema das Escolas Estaduais de MS — Prêmio “Joel Pizzini”, para promoção de produções artísticas dentro das escolas estaduais.
Podem participar estudantes matriculados e interessados atividades de diferentes linguagens da arte, como a música, teatro e cinema. Todos os trabalhos serão submetidos as regras e avalição do corpo de jurados para que no final o resultado das premiações e culturais aconteçam em Campo Grande, previsto para o dia 28 de setembro.
O prêmio ganha o nome em homenagem ao artista sul-mato-grossense de coração Joel Pizzini Filho, que nasceu no Rio de Janeiro em 1960 e viveu em Dourados, junto com a família. Dentre os trabalhos na carreira, ficou conhecido por direção, roteiro, produção e cinematografia em Último Trem (2014); Olho Nu (2012); Dormente (2005); 500 Almas (2004); Glauber Rocha (2004); realizado para a tv; Abry (2003); Enigma de um Dia (1996) e Caramujo-Flor (1988).
A realização do projeto conta com parceria da SED (Secretaria de Estado de Educação), por intermédio do NUAC (Núcleo de Arte e Cultura), MIS (Museu da Imagem do Som), apoio cultural da Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), Fundação de Cultura de MS, Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de MS) e Rede Educativa de Rádio e TV.
O lançamento do festival acontece às 14h, no Museu da Imagem de do Som, que fica no prédio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.
MIDIAMAX. Governo lança festival de cinema e convida estudantes de MS a se tornarem artistas. Disponível em:<https://midiamax.uol.com.br/cotidiano/2023/governo-lanca-festival-de-cinema-e-convida-estudantes-de-ms-em-se-tornarem-artistas/>. Acesso em: 05.Mai.2023.