Final de semana teve temperaturas baixas em dezenas de estados do país
Os Estados Unidos sofreram com uma grande nevasca no último domingo (5), com temperaturas muito abaixo do comum, queda de neve e gelo, que deixou mais de 60 milhões de americanos sob alerta climático. A tempestade deve ser a maior queda de neve em mais de uma década no país.
Segundo o National Weather Service (NWS), cerca de 30 estados dos EUA, do Kansas à Costa Leste, além de grande parte do Canadá, estão sob alerta climático, e esperam queda de neve entre 15 a 30 cm para os próximos dias.
Os estados de Arkansas, Kansas, Kentucky, Missouri, Virgínia e Virgínia Ocidental já declararam estado de emergência.
O clima extremo está sendo causado pelo vórtice polar, área de ar frio ao redor do Ártico, e deve atingir a Costa Leste dos EUA após cobrir as Planícies Centrais, de acordo com meteorologistas.
Segundo o site FlightAware, cerca de 1.500 voos de entrada e saída do país foram cancelados e outros 5.000 tiverem atrasos devido às condições climáticas.
O meteorologista Dan DePodwin, da AccuWeather, afirmou que este mês pode ser o janeiro mais frio dos EUA desde 2011. São previstas temperaturas entre 7 e 14 °C abaixo do normal.