Em uma visita descrita como histórica pela imprensa americana e por figuras como a líder democrata Nancy Pelosi, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, chegou na quarta-feira (21/12) a Washington D.C., nos Estados Unidos, para uma reunião com o presidente americano, Joe Biden, e um discurso ao Congresso.

Zelensky foi recebido por Biden, e os dois seguiram para uma reunião no Salão Oval da Casa Branca – o ucraniano discursará aos parlamentares americanos em seguida.

Fazendo um paralelo entre a 2ª Guerra Mundial e a invasão da Ucrânia pela Rússia, Pelosi comparou o momento ao discurso que o primeiro-ministro britânico Winston Churchill fez ao Congresso americano em 1941, poucos dias após o ataque japonês a Pearl Harbor e à entrada dos americanos na guerra.

A líder do Partido Democrata também enviou uma mensagem diretamente a Zelensky afirmando que “a América e o mundo reverenciam o heroísmo do povo ucraniano”.

Apesar de ser a primeira viagem ao exterior feita pelo presidente ucraniano desde o início da guerra, não é o primeiro encontro presencial dele com Joe Biden em Washington.

Os dois se encontraram em setembro de 2021 – no que foi, então, a primeira visita de um líder da Ucrânia à Casa Branca em quatro anos.

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *