Após as festas, estoques de sangue reduzem diante da baixa procura por doação
O Hemosul do HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) realiza excepcionalmente no próximo sábado (11) atendimento para doação de sangue. Após as festas, estoques de sangue reduzem diante da baixa procura de doadores.
A unidade irá funcionar das 7h às 12h. Conforme a unidade, a ampliação de horário visa facilitar a rotina dos doadores que não conseguem comparecer de segunda a sexta-feira.
A enfermeira Erica Cristine Rosa, responsável pelo hemonúcleo do HRMS, explica que o estoque de sangue regular é essencial para atender a todas as necessidades dos pacientes, especialmente neste período em que as doações caem.
“Sabemos que a rotina agitada de muitas pessoas pode dificultar a doação durante a semana. Por isso, estamos oferecendo mais uma opção de horário para os cidadãos poderem ajudar quem precisa, sem comprometer suas atividades diárias. No sábado, as pessoas têm a chance de fazer a diferença, de salvar vidas e ainda assim manter a conveniência do fim de semana”, destaca Erica.
Os interessados em doar devem se dirigir ao Hemosul HRMS, localizado nas dependências do hospital, com documento de identidade e estar em boas condições de saúde.
Atenção, doadores
- Para quem for doar sangue pela primeira vez, observe algumas dicas importantes para tornar a experiência simples e segura:
- É necessário ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 precisam de autorização dos responsáveis e a primeira doação deve ser até 60 anos – após esta idade, a doação pode ser feita apenas por pessoas que já são doadores), pesar 51 kg ou mais, e estar em boas condições de saúde;
- Durma bem na noite anterior e faça uma refeição leve antes da doação. Evite alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem;
- Beba bastante água antes da doação para facilitar o processo;
- É essencial apresentar um documento oficial com foto;
- Após a doação, descanse e evite esforços físicos nas primeiras horas.
- O Hemosul também reforça que doenças respiratórias deixam o doador inapto enquanto estiver doente. Homens podem doar sangue até quatro vezes ao ano com intervalo mínimo de dois meses. Mulheres podem doar até três, com intervalo mínimo de três meses.