Espaçonave pousou às 8h33 de Campo Grande no chamado ‘lado escuro’ da lua, pela primeira vez na história
A Índia se tornou o primeiro país a pousar com sucesso uma espaçonave perto do polo sul da lua, em um momento histórico que atraiu aplausos em festas em todo o país. O local é chamado de lado escuro da lua e nunca foi explorado.
“A Índia está na Lua”, disse Sreedhara Panicker Somanath, presidente da Organização Indiana de Pesquisa Espacial , quando o módulo de pouso Vikram da espaçonave Chandrayaan-3 pousou 18h03 (horário na Índia, 8h33 em Campo Grande-MS), perto do pouco explorado polo sul lunar, pela primeira vez para qualquer programa espacial n o mundo.
A aterragem bem-sucedida marca a emergência da Índia como potência espacial, à medida que o governo procura estimular o investimento em lançamentos espaciais privados e negócios relacionados baseados em satélites.
Pessoas em todo o país ficaram grudadas nas telas de televisão enquanto a espaçonave se aproximava de um território que os cientistas acreditam poder conter reservas vitais de água congelada e elementos preciosos.
Nos minutos finais antes do pouso, o módulo de pouso executou uma manobra complexa, desacelerando de 3.730 milhas por hora para quase zero e passando da posição horizontal para a vertical.
A inclinação e o impulso corretos neste momento eram vitais. Se muita força fosse aplicada, a sonda teria tombado. Pouca força e pode ter atingido a superfície lunar no lugar errado.
Foi essa manobra final que deu errado nos minutos finais da última missão lunar da Índia em 2019, quando o módulo de pouso não conseguiu mudar de posição e disparou em direção à superfície durante a fase final de frenagem.
MIDIAMAX. Índia pousa espaçonave perto do polo sul da lua pela primeira vez na história. Disponível em:<https://midiamax.uol.com.br/mundo/2023/india-pousa-espaconave-perto-do-polo-sul-da-lua-pela-primeira-vez-na-historia/>. Acesso em: Acesso em: 23.Ago.2023