No “Dia Mundial do Café”, médica que atua na área estética fala sobre seus benefícios e malefícios
Presente desde a primeira hora do nosso dia, o café se tornou indispensável no dia a dia da maioria das pessoas no mundo. Nesta sexta-feira (14) é comemorado o “Dia Mundial do Café”, a segunda bebida mais consumida no Brasil, depois da água. Mas, afinal, beber café pode fazer mal, inclusive para a pele? Especialista fala um pouco sobre o assunto…
De acordo com a Dra. Fernanda Nichelle, médica que atua na área estética, o café pode ser uma excelente fonte de antioxidantes, que fazem bem para a pele por combater os radicais livres e deixarem seu aspecto mais bonito.
“No entanto, o café em excesso pode gerar ansiedade, assim aumentando a produção do cortisol, o hormônio do estresse, esse aumento não faz bem pra derme. A piora do sono, causada pela ansiedade, também faz mal. E, principalmente, o açúcar que acompanha o café, ele sim é muito maléfico pra saúde da pele.”, adiciona a médica.
No skincare, o pó de café pode ser um grande aliado para determinados tipos de pele. “Em dermes que exigem uma esfoliação, a borra de café pode ser misturada com algum hidratante e servir como esfoliante natural”, explica a especialista.
A médica, ainda, reforça que os malefícios ficam por conta do excesso. “Apenas os excessos de café podem fazer mal para a pele, como todo excesso de forma geral. É importante que haja um equilíbrio.”, finaliza.
Então aproveitem o Dia Mundial do Café, mas, sem excessos, claro!
CORREIO DO ESTADO. Ingerir muito café pode fazer mal para a saúde da pele? Especialista explica. Disponível em:<https://correiodoestado.com.br/correio-b/ingerir-cafe-pode-fazer-mal-para-a-saude-da-pele-especialista-explica/413617/>. Acesso em:14.Abr.2023.