As provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro na maioria do país

Vem aí! As inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2025 começam nesta segunda-feira (26) e vão até 6 de junho. Conforme o MEC (Ministério da Educação), a edição trará algumas novidades.

A primeira delas é a pré-inscrição automática, onde estudantes regularmente matriculados no 3° ano do ensino médio estarão automaticamente pré-inscritos no Exame. O candidato precisará, apenas, acessar a Página do Participante para confirmar as informações e selecionar a opção de línguas que quer em sua prova.

No entanto, os estudantes do 1° e 2° ano, ou que já concluíram o ensino médio, ainda precisarão preencher a solicitação de inscrição.

A segunda novidade é que o exame também poderá ser usado como certificado de conclusão do ensino médio para maiores de 18 anos, dependendo da nota do aluno. Vale lembrar que a prova havia perdido essa função em 2017.

Inscrições do Enem

Em 2025, a taxa de inscrição continuará no valor de R$ 85 para os estudantes não isentos e poderá ser paga por boleto, Pix, cartão de crédito, débito em conta-corrente ou poupança (a depender do banco). O prazo para efetuar o pagamento vai até o dia 11 de junho.

Conforme o MEC, não será gerado boleto para o participante que informar na inscrição que utilizará os resultados do Enem 2025 para pleitear o certificado de conclusão do ensino médio ou declaração parcial de proficiência e que esteja inscrito no CadÚnico.

Também não será gerado boleto para o candidato que estiver concluindo o ensino médio em 2025, matriculado em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública, ainda que não tenha solicitação isenção da taxa de inscrição.

Aplicação de provas

Neste ano, as provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro na maioria do país. Em Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, o Enem será realizado nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro devido à COP 30.

Os candidatos que necessitam de atendimento especializado devem realizar a solicitação no momento da inscrição. Este atendimento é voltado para pessoas com as seguintes condições: baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, auditiva, intelectual e surdez, surdocegueira, dislexia, discalculia, déficit de atenção, Transtorno do Espectro Autista (TEA), gestantes, lactantes, diabéticos, idosos e estudantes em classe hospitalar ou com outra condição específica.

Por fim, travestis, transexuais e transgêneros, antes de se inscrever, deverão verificar as informações pessoais junto à Receita e, se for o caso, atualizá-las.

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *