O maior evento de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo de Mato Grosso do Sul preparou uma programação especial a partir do dia 23 de outubro, na Cidade Universitária. Além de mais de 1,6 mil trabalhos científicos e a expectativa de receber mais de 10 mil visitantes, o Integra UFMS 2023 ainda terá a abertura com apresentação de cheerleading e palestra sobre exploração em Marte. A abertura e as palestras de destaque do evento serão realizadas nos dias 23, 25 e 27, no Teatro Glauce Rocha, com transmissão ao vivo pelo canal da TV UFMS. A programação completa pode ser conferida aqui.
A coordenadora do Integra UFMS 2023, Liana Dessandre Duenha, explica que a programação de palestras foi planejada para atender a diferentes públicos: desde estudantes da graduação e pós-graduação até alunos da Educação Básica. “Foi pensada para ser leve e acessível, independente da área. As palestras são abrangentes, trazem tópicos que interessam e estão relacionados à ciência de maneira geral. Inclusive, o pessoal das escolas também está convidado a participar e conferir toda essa programação no Teatro Glauce Rocha”, destaca.
A abertura oficial inicia no dia 23, às 9 horas com a apresentação das cheerleaders do Câmpus de Paranaíba (Cpar), as Xitigers, e do time da Cidade Universitária, as Blue Cats, e a participação do mascote da Universidade, o Capi. Em seguida, será realizada a palestra Descobrindo o desconhecido: missões análogas e exploração do planeta vermelho, ministrada pelo diretor do Fórum Espacial da Áustria, Gernot Grömer. Professor e investigador no campo da exploração humana de Marte e Astrobiologia, ele já liderou 12 simulações de expedição a Marte.
No dia 25, às 9h, está programada a palestra sobre o Programa Espacial Brasileiro (PEB), com o presidente da Agência Espacial Brasileira, Marco Antonio Chamon. Ele explica que a palestra abordará os resultados obtidos pelo PEB e uma visão sobre o futuro das atividades espaciais e os benefícios para a sociedade. “É muito importante essa aproximação do Programa Espacial Brasileiro com a academia. Com a participação no evento, a Agência espera, não apenas ampliar a divulgação das atividades, mas também promover uma maior participação da Universidade no programa espacial, seja por meio da pesquisa científica no tema, do uso dos produtos espaciais na Universidade e mesmo por meio do desenvolvimento, na universidade, de tecnologia que pode ser utilizada no PEB”, afirma.
Durante a tarde, a partir das 14h, é a vez do professor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Thiago da Silva Marinho, ministrar a palestra sobre o Geoparque Uberaba: além dos Dinossauros. “Esses eventos são extremamente importantes por dar um vislumbre à comunidade acadêmica sobre outros projetos e atividades realizadas além dos muros da UFMS. Assim, parcerias com outras instituições são fortalecidas ou criadas, nascem novas ideias e desperta-se a criatividade, sobretudo nos estudantes. […] Também estou muito animado para participar e compartilhar as experiências que aprendi na 10ª Conferência Internacional sobre Geoparques Globais da Unesco, que ocorreu no início de setembro em Marrakech, no Marrocos, inclusive com um terremoto no meio do caminho!”, comenta o professor .
Na sexta-feira, 27, o gerente executivo industrial da Suzano, Leonardo Mendonça Pimenta, ministra a palestra sobre o Projeto Cerrado da Suzano: inovação e oportunidades para Mato Grosso do Sul. A palestra começa às 14h, também no Teatro Glauce Rocha. Já no auditório Jurandir Nogueira, localizado na Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia, estão programados workshops sobre produção sustentável de celulose, energia sustentável – recuperação química, papel da engenharia de processos e confiabilidade na indústria de celulose.