O inquérito em andamento no Congresso americano sobre a invasão do Capitólio no ano passado recomendará três acusações criminais contra o ex-presidente Donald Trump.
O comitê da Câmara buscará uma acusação de insurreição sem precedentes contra um ex-presidente dos EUA, de acordo com a mídia americana.
Espera-se que o painel publique o relatório final na próxima semana.
Os apoiadores de Trump invadiram o Congresso em 6 de janeiro de 2021, em uma tentativa de impedir a ratificação do democrata Joe Biden como presidente.
O Departamento de Justiça — que já está investigando o papel de Trump nos protestos — não é obrigado a considerar ou acatar as referências de qualquer comitê do Congresso americano.
Trump nega as irregularidades. Na sexta-feira (16), seu porta-voz, Steven Cheung, classificou os trabalhos da comissão como um “show” feito por “partidários do [movimento] ‘Trump Nunca'” que “são uma mancha na história deste país”.
O comitê deve realizar a reunião final na segunda-feira (19), quando as conclusões do grupo serão reveladas.
Além da acusação de insurreição, o grupo também vai sugerir que Trump seja acusado de obstruir um processo oficial e conspirar para fraudar as eleições dos Estados Unidos, de acordo com vários meios de comunicação.
Espera-se que os nove membros do painel aprovem o relatório final de oito capítulos, com base em entrevistas com mais de mil testemunhas, e submetam o material ao Departamento de Justiça dos EUA.