Israel e Hamas ainda negociam a libertação dos reféns, em Gaza, mesmo depois do fim da trégua. Autoridades dos Estados Unidos, que estão na comitiva do secretário de Estado Antony Blinken, disseram à CNN que a pausa nos combates em Gaza poderia ser retomada ainda nesta sexta-feira (01).
Blinken deixou Israel momentos depois que as Forças de Defesa israelenses anunciaram a retomada dos combates.
Algumas autoridades americanas afirmaram aos jornalistas que as negociações continuam. Mas o Hamas ainda não entregou a lista de reféns que podem ser libertados para a continuação da trégua.
Em um comunicado, o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu disse que os combates foram retomados em Gaza depois que o Hamas rompeu o acordo de trégua e “não respeitou sua obrigação de liberar todas as mulheres sequestradas”. A nota diz ainda que o grupo radical “lançou foguetes contra os cidadãos israelenses”.
O Hamas, por outro lado, disse que não tem mais mulheres e crianças para libertar, segundo a autoridade do Departamento de Estado americano.
Israel acredita que 137 reféns permanecem em Gaza
Israel acredita que ainda há 137 pessoas sob domínio do Hamas, disse o gabinete do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, nesta sexta-feira (01).
Entre as vítimas, 117 são homens e 20 mulheres, segundo o comunicado. Sendo 126 israelenses e 11 estrangeiros. Duas crianças com menos de 18 anos e 10 pessoas com 75 anos ou mais também estão entre as vítimas.
Um total de 110 pessoas foram soltas pelo Hamas até agora, sendo 86 israelenses e 24 estrangeiros.
Fonte: CNN Brasil