Receita é feita com linguiça calabresa, paio, costelinha suína e canjica amarela, entre outros ingredientes.
Você já ouviu falar em mungunzá? Este é um prato consumido principalmente em época de festas juninas, tendo as suas versões doces e salgadas. Neste último caso, é feita com linguiça calabresa, paio, costelinha suína e canjica amarela, entre outros ingredientes. O resultado final é uma receita saborosa, nutritiva e perfeita para ser consumida no inverno.
Ingredientes:
- Um peito de frango grande
- Dois tabletes de caldo de galinha
- Duas colheres de sopa de óleo
- Uma cebola picada
- Dois dentes de alho picado
- Uma lata de tomate picado ou de extrato de tomate
- Uma lata de milho verde escorrido
- Uma lata de ervilha escorrida
- Um vidro de palmito escorrido e picado
- Um vidro pequeno de azeitonas verdes picadas
- Duas xícaras de chá de farinha de milho
- 2 colheres de sopa de cheiro-verde picado
Modo de preparo: Em uma panela de pressão, coloque o peito de frango e cubra com uma xícara de chá de água. Em seguida, adicione os tabletes de caldo de galinha e leve ao fogo alto. Espero cerca de 15 minutos até pegar a pressão. Após esse tempo, desligue, espere a pressão sair, retire e desfie o frango. Reserve o frango e o caldo do cozimento.
Já em outra panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e alho para que dourem levemente. Adicione o frango, o extrato de tomate, o milho, as ervilhas, o palmito e as azeitonas, misturando bem. Adicione o caldo do cozimento do frango e mais um litro e meio de água. Tampe e deixe ferver por cerca de 10 a 15 minutos, mexendo de vez em quando.
Após este período, adicione a farinha de milho, misture bem e, se preferir, acerte o sal, deixando ferver para que fique com uma textura mais firme. Finalize com o cheiro-verde e sirva em tigelas menores como se fossem de sopa. Bom apetite!
MIDIAMAX. Já ouviu falar em mungunzá? Prato é consumido principalmente em época de festas juninas. Disponível em:<https://midiamax.uol.com.br/midiamais/culinaria/2023/ja-ouviu-falar-em-mungunza-prato-e-consumido-principalmente-em-epoca-de-festas-juninas/>. Acesso em: 23.Jun.2023.