Documentário sobre mosteiros de clausura estreia dia 26 de agosto em Campo Grande, no Cinemar

Você já ouviu falar em clausura? A palavra em si significa “local fechado”, já na espiritualidade católica representa um modo de ser religioso, de viver “fechado” num ambiente. São religiosos, monges e monjas que habitam em mosteiros para uma vida de contemplação a Deus.

Agora, falar em vida contemplativa parece ser algo distante e para pessoas de ascese espiritual elevada, quase um desígnio divino, não é? Então, sem atravessar completamente esta ideia, o documentário ‘Livre – Duc In Altum’ (Libres), abre portas de mosteiros para apresentar ao mundo a beleza destes locais e a sabedoria de quem neles vive.

Produzido pela Bosco Films e Variopinto Producciones, ‘Livre’ estará em cartaz nos cinemas do Brasil nesta semana, dia 15 de agosto. Esta, é mais uma distribuição da KOLBE ARTE, que tem conquistado espaço e respeito não somente no meio cinematográfico católico, mas, em geral.

O documentário foi reconhecido nas artes e por aclamação popular. Na Espanha, ‘Livre’ foi o documentário mais visto em 2023, levando nada menos que 100 mil pessoas aos cinemas. A produção já passou pelos Estados Unidos, México, diversos países da América Latina e mais recentemente pela Polônia. Tem três premiações cinematográficas, sendo agraciado por Melhor Trilha Sonora de documentário pelo “The Movie Music International”, evento que visa reconhecer músicas de filmes e de televisão e todo mundo.

Com visão rara e intimista da vida contemplativa, “Livre” responde à questão: é possível falar de liberdade em um documentário sobre a vida em clausura? A resposta é sim! E ela é embasada pela grandeza da vida monástica, que transpassa o entendimento daqueles que a veem como uma existência solitária e exclusivamente dedicada à oração.

O filme redefine essa visão, mostrando a vida comunitária e a convivência diária dos monges e monjas, que compartilham afazeres e vivem uma profunda apreciação da fé, dentro e fora dos muros do mosteiro. Alguns pontos marcantes de “Livre” incluem a compreensão de que a vida contemplativa não é tão distante da vida cotidiana. Através de testemunhos sinceros, o documentário revela que a escolha pela vida em clausura não é um afastamento do mundo, mas sim uma busca por estar mais próximo de Deus.

Desde seu lançamento, o documentário tem recebido elogios da crítica especializada, que tem evidenciado a sua qualidade artística, o rigor documental e a capacidade de transmitir a grandeza da vida monástica. Destaque para a fotografia, que enriquece de forma singular a proposta do filme.

Confira o trailler aqui.

Sinopse: O ser humano é uma simbiose perfeita de corpo, mente e alma. Durante séculos, a Espanha foi o berço da contemplação. ‘Livre – Duc in Altum’ é uma viagem ao interior do homem, onde ganhamos permissão para entrar e falar com pessoas que raramente pronunciam uma palavra e em lugares que permanecem fechados ao mundo: os mosteiros. Esta é a nossa oportunidade de descobrir o que leva uma pessoa do século XXI a decidir fechar-se entre quatro paredes para o resto da sua vida. Como é o seu dia a dia, suas motivações, sua ligação à natureza pura e sua vida exterior, que tem muito a ver com sua vida interior.

Ficha Técnica: Título Original: Libres | Direção: Santos Blanco | Roteiro: Javier Lorenzo | Edição: Paulo García Seco | Fotografia: Carlos de la Rosa | Elenco: Alexandra Ansidei, Roberto Álvarez, Toyemi, Paula Iglesias, Pastora Vega, Ruth Gabriel, Carlos Iglesias | Trilha Sonora: Oscar Martín Leanizbarrutia | Produção: Lucia González-Barandiarán e Santos Blanco | Produtoras: Bosco Films e Variopinto Producciones | Produção Associada: Altum Faithful Investing, Antonio Torres, Mercedes Montoro Zulueta; Methos Media | Distribuidora: Kolbe Arte | País: Espanha | Ano: 2023 | Duração: 108 minutos | Gênero: Documentário

Sobre a Kolbe Arte

Sob inspiração de São Maximiliano Maria Kolbe, a Kolbe Arte iniciou suas atividades em 2010, promovendo e produzindo eventos. A partir da experiência adquirida, assumiu, em 2019, o desafio de trazer aos brasileiros produções audiovisuais de valores e de interesse do público cristão. São mais de 500 mil pessoas alcançadas pelos filmes e documentários promovidos ou distribuídos pela empresa.

Sobre a Bosco Films Bosco Films

É uma distribuidora de filmes, fundada em 2017, que nasceu com a ideia de trazer ar puro para a indústria, através de filmes de alta qualidade, artísticos e com histórias que defendem os valores humanos. Seu objetivo é oferecer ao espectador um cinema que convide a crescer e deixar sua marca como as árvores: frescas, vivas e, ao mesmo tempo, permanecendo firmes contra a passagem do tempo. Em 2021 chegou a 14 países com o filme ‘Vivo’, uma das maiores estreias espanholas nos EUA. Para mais informações, visite boscofilms.es 4 KOLBEARTECOM.BR Sobre a

Variopinto

A Variopinto é uma produtora espanhola que se dedica à criação de conteúdo audiovisual do conceito até a peça final. Um híbrido entre agência e produtora focada exclusivamente no mundo da imagem. Com 12 anos de experiência, trabalhando com empresas de diversos setores, algumas delas como Coca-Cola, Iberdrola, Atresmedia, entre outras. Para mais informações, visite: variopinto.tv

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *