A informação foi revelada pela filha mais velha, Lesly Jacobombaire Mucutuy, de apenas 13 anos
Magdalena Mucutuy, mãe das quatro crianças indígenas que ficaram 40 dias perdidos na selva amazônica, sobreviveu por quatro dias após a queda do avião, em 1º de maio. A informação foi revelada pela filha mais velha, Lesly Jacobombaire Mucutuy, de apenas 13 anos.
“A única coisa que ela (Lesly) esclareceu é que sua mãe ficou viva por quatro dias. Então, antes de morrer, talvez a mãe tenha dito a eles: ‘Vão embora que vocês vão encontrar quem é o pai de vocês’ (…)”, declarou Manuel Miller Ranoque, pai das crianças, em coletiva no hospital militar em Bogotá, onde as crianças estão em observação. Segundo o governo, eles estão “fora de perigo” e “felizes”. No entanto, ainda não conseguem ingerir alimentos sólidos e estão em “processo de recuperação”.
Além da mãe e das quatro crianças, um líder indígena e o piloto estavam no avião. Lesly, Soleiny, 9 anos, Tien Noriel, 5, e Cristin, 1, foram encontrados vivos na última sexta-feira (9/6), a cerca de 5km do local onde o avião caiu.
O ministro da Defesa da Colômbia, Iván Velásquez, contou que foi Lesly, de apenas 13 anos, a responsável por cuidar e proteger os irmãos mais novos pelos 40 dias. “Precisamos reconhecer não apenas a coragem de Lesly, mas também sua liderança. Foi por causa dela que os três irmãos puderam sobreviver. Com seus cuidados, com o conhecimento da selva”, disse o ministro.
CORREIO BRAZILIENSE. Mãe de crianças resgatadas da selva colombiana ficou viva por 4 dias. Disponível em:<https://www.correiobraziliense.com.br/mundo/2023/06/5100999-mae-de-criancas-resgatadas-da-selva-colombiana-ficou-viva-por-4-dias.html>. Acesso em: 11.Jun.2023.