As inscrições para o Sisu 2026 (Sistema de Seleção Unificada) já estão abertas, e Mato Grosso do Sul conta com 6,4 mil vagas em universidades e institutos públicos de ensino superior. Principal porta de entrada para o ensino superior, o Sisu 2026 é a maior edição da história do programa, conforme o MEC (Ministério da Educação).
Distribuição das vagas por instituição
UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) – 3.233 vagas
- Cursos com maior número de oportunidades: Inteligência Artificial, com 500 vagas, e Tecnologia da Informação e Ciências de Dados, com 300 vagas.
IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) – 960 vagas
- Cursos com maior número de oportunidades: Sistemas para Internet, com 120 vagas, distribuídas entre Campo Grande e Aquidauana.
UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) – 1.284 vagas
- Cursos com maior número de oportunidades: Pedagogia; Enfermagem; Agronomia e Direito.
UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) – 957 vagas
- Cursos com maior número de oportunidades: Medicina e Psicologia.
Sisu 2026
As inscrições para o Sisu acontecem de 19 a 23 de janeiro, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior: https://acessounico.mec.gov.br/sisu. Ao fazer login, o sistema recupera automaticamente as notas das três últimas edições do Enem.
Os candidatos podem selecionar até duas opções de curso e acompanhar diariamente as notas de corte durante o período de inscrição.
Assim como na edição anterior, nesta, o Sisu terá somente uma etapa de inscrição para as vagas ofertadas pelas instituições participantes. Ou seja, os inscritos concorrerão, em um único processo seletivo, às vagas disponibilizadas para todo o ano letivo.
O resultado da única chamada regular será divulgado no dia 29 de janeiro de 2026.
Quem pode se inscrever no Sisu?
Para se inscrever no processo seletivo do Sisu 2026, é necessário que o estudante tenha o ensino médio completo, participado da edição de 2025 do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e não tenha zerado a prova de redação.
No entanto, é vedada a inscrição para quem declarou ter participado do Enem 2025 na condição de treineiro. Além disso, em caso de ausência em um dos dias, o resultado não pode ser utilizado no Sisu, Prouni ou Fies.
