Atenção, condutores! A cobrança do licenciamento anual de veículos em Mato Grosso do Sul começa em abril de 2026 e segue até outubro. O calendário oficial foi divulgado nesta segunda-feira (5) pelo Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), no DOE (Diário Oficial do Estado). Os prazos são definidos conforme o número final da placa.
O licenciamento é um procedimento obrigatório, realizado anualmente, que garante a regularização do veículo para circulação. Por isso, a falta do documento pode resultar em multa, pontos na CNH e até na remoção do veículo.
Confira o calendário:
Final da placa – Mês de vencimento
- 1 e 2 – Abril
- 3 – Maio
- 4 e 5 – Junho
- 6 – Julho
- 7 e 8 – Agosto
- 9 – Setembro
- 0 – Outubro
As datas constam na Portaria Detran-MS “N” nº 199, de 30 de dezembro de 2025, que fixa o Calendário Anual de Licenciamento para o exercício de 2026. A norma segue o que estabelece a Conselho Nacional de Trânsito, responsável por regulamentar o tema em âmbito nacional. A recomendação, conforme o Detran-MS, é que os proprietários fiquem atentos aos prazos para evitar atrasos e transtornos.
Fim das guias por Correio
Em 2026, todas as placas seguirão o protocolo que prevê a emissão das guias de forma digital. O novo procedimento de emissão de guias foi anunciado pelo Detran-MS em julho de 2025.
A decisão de encerrar o envio de guias de pagamento do Detran-MS pelos Correios teve como base os dados que mostram a baixa efetividade desse serviço. Conforme o departamento de trânsito, apenas 9,2% das guias entregues em formato impresso são pagas, enquanto a maioria dos usuários já opta por outros meios, como o portal Meu Detran, responsável por 54% dos pagamentos.
Além disso, os recursos antes usados para impressão e envio das guias irão para investimentos em tecnologia, com o intuito de melhorar os serviços digitais e oferecer uma experiência mais eficiente aos condutores.
Onde conseguir a guia de licenciamento:
- Portal Meu Detran (www.meudetran.ms.gov.br): plataforma completa para acesso a diversos serviços
- Aplicativo Detran-MS: disponível para download em dispositivos móveis
- WhatsApp da Glória (67 3368-0500): a assistente virtual do Detran-MS, Glória, está pronta para auxiliar na emissão
- Agências do Detran-MS: para aqueles que preferem o atendimento presencial, as agências continuarão disponíveis para consulta de débitos e emissão da guia
