A SES informou que, a partir de segunda-feira (28), os municípios podem se organizar para buscar as doses de reposição
O Ministério da Saúde enviou um novo lote de vacinas contra a Covid-19 para Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira (28). Ao todo, são 25.200 doses do imunizante da Moderna. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que os municípios poderão iniciar a retirada das doses a partir de segunda-feira (30) para reabastecer seus estoques.
As novas doses têm prazo de validade até fevereiro de 2025. O Ministério da Saúde estabeleceu recomendações para o esquema vacinal, que varia conforme a faixa etária. Crianças de 6 meses a 4 anos devem receber duas doses, enquanto pessoas a partir de 5 anos precisam de uma dose. Imunocomprometidos a partir de 6 meses precisam de três doses, com intervalos específicos.
Grupos prioritários a partir de 5 anos receberão uma dose anual da vacina Monovalente XBB, enquanto imunocomprometidos, gestantes e idosos a partir de 60 anos devem tomar duas doses anuais. Para verificar se o esquema vacinal está em dia, recomenda-se que as pessoas visitem a Unidade Básica de Saúde (UBSF) com a carteira do Sistema Único de Saúde (SUS) e um documento de identificação.