Solenidade de outorga proposta pelo vereador Professor Riverton reconheceu quem se destaca pela atuação no campo

Em uma noite de homenagens e emoção, a Câmara Municipal de Campo Grande promoveu nesta sexta-feira (06) a solenidade de outorga da ‘Medalha Tereza Cristina de Liderança no Agronegócio.

Proposta pelo vereador Professor Riverton (PSD), a iniciativa objetiva reconhecer a atuação de lideranças e pesquisadores do agronegócio, um dos principais pilares da economia regional e nacional.

Segundo o proponente, a escolha do nome da senadora por Mato Grosso do Sul e ex-ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para a medalha se dá devido o importante trabalho pelo desenvolvimento do agronegócio do Brasil. “A senadora Tereza Cristina é uma das mais importantes figuras do setor. Seu trabalho passou por entidades representativas do setor, gestão pública e como ministra, se destacou, assegurando recordes ao país, com mais de R$ 300 bilhões em créditos, dos quais, R$ 60 bilhões destinados aos pequenos produtores, registrando maior volume da história. É uma mulher visionária, técnica, mas acima de tudo, humana e comprometida”, avalia Professor Riverton.

Para a senadora, a homenagem engrandece o setor e destacou a surpresa em ter seu nome em uma medalha. “Fiquei surpresa em ter meu nome em uma medalha com esse peso e relevância. Ela não é um prêmio apenas para mim, mas para todos os representantes de Mato Grosso do Sul, estado que sempre foi protagonista do agronegócio nacional. Agradeço ao Riverton que sempre me surpreende”, relatou Tereza Cristina.  

Homenageado por sua trajetória no agro, o governador Eduardo Riedel falou sobre a importância do setor. Sou grato à Câmara Municipal e em especial ao vereador Professor Riverton pela homenagem. Sou a sexta geração de uma família do campo e ter a Tereza Cristina nessa medalha, que vou carregar no peito é muito mais importante. Ela fez e faz a diferença no Brasil. Quando pensamos em agro, pensamos em nomes relevantes e transformadores e com certeza a Tereza Cristina está registrada e seu legado posto como aquela que ajudou e ajuda a transformar a realidade do País pelo agronegócio”, afirmou Riedel.

A Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), entidade representativa do segmento foi representada pelo presidente Marcelo Bertoni, homenageado pelo vereador Professor Riverton e que discursou em nome de todos os congratulados. “Um prêmio com um nome deste porte, para nós, produtores, é a certeza de que estamos sendo lembrados por nosso trabalho, lembrando que esse trabalho é voltado à coletividade. Agradeço e me sinto honrado”, afirmou Bertoni.

Sobre a homenageada – Senadora por Mato Grosso do Sul, Tereza Cristina Corrêa da Costa é campo-grandense, formada em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa (MG). Administrou diversas propriedades rurais  e geriu uma grande empresa do segmento em São Paulo. Na década de 1990 integrou a diretoria da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS).

Em 2007 assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo de MS, onde permaneceu por sete anos. Seu trabalho ganhou notoriedade ao consolidar crescimento de cerca de 60% no salário médio do setor, devido a abertura de 172 mil novos postos de trabalho e 15 mil novas empresas no período.

Eleita deputada federal em 2014 com mais de 75 mil votos, presidiu a Frente Parlamentar do Agronegócio. Foi considerada uma das 10 melhores parlamentares do Brasil pelo Prêmio Congresso In Foco.

Em 2019 assumiu o desafio de ocupar o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, assegurando expressivos recordes para o País. Seu trabalho rendeu ampla confiança da população sul-mato-grossense que em 2022 a elegeu senadora com mais de 829 mil votos.

Ao todo foram homenageadas 45 personalidades do agronegócio regional:

Professor Riverton – Carlos Wagner Guarita Marquez, Marcelo Bertoni, Mario Sergio Machado Metello e Guilherme de Barros Costa Marques BumlaiBetinho – Willian Cabral Mota e Ramão da Silva Franco
Beto Avelar – Melquiades da Silva Pinto, Jober Prado Guimaraes e Bruno Rondon Tavares
Carlos Augusto Borges – Flavio Alves de Morais e Luiz Roberto Pires
Claudinho Serra – Eduardo Corrêa Riedel e Jamilson Lopes Name
Coronel Villasanti – João Cesar Mattogrosso Pereira e Ulisses Azuil de Almeida Serra Netto
Delei Pinheiro – Bernard Pierre Louvet e Rogean Ruy Veiber Silva
Dr. Jamal – Olimpio Stiehler Junior e Djanira Estevao Correa
Dr. Loester – Oswaldo Mochi Junior e Manoel Goes Pache
Dr. Victor Rocha – Jaime Valler e Fernando Souza Soares
Edu Miranda – Vania Abreu de Mello e Laercio Alves de Carvalho
Gilmar da Cruz – André Figueiredo Dobashi e Rafael Nunes Gratao
Junior Coringa – Elda Regina Leite Galvao de Avila e Ivanil de Camargo Nemet
Luiza Ribeiro – Thereza Luiza Corrêa da Costa Thedim e Carline Yumi Ohi
Paulo Lands – Karla Aparecida Amaral Nantes Rodrigues e Gustavo Daniel de Souza Varella
Ronilço Guerreiro – Walter Gargione Adames e Adroaldo Hoffmann
Tabosa – Sérgio Pedrossian Cortada de Abrantes e Robison Gatti Vargas
Tiago Vargas – João Lima da Silva e Rodrigo Buainain de Castro
Valdir Gomes – Jonatan Pereira Barbosa e Gui Olintho Macedo
William Maksoud – Livio José Andrighetti e Celso Augusto Cardoso Correa
Zé Da Farmácia – Adriany de Luna Falco e Eleíza Moraes Machado

Estiveram presentes à solenidade, a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes; o secretário Municipal de Educação, Lucas Bittencourt; o secretário Estadual da Casa Civil, Eduardo Rocha e os deputados estaduais João César Mattogrosso, Jamilson name e Junior Mochi.

Atuação participativa – Para outras informações sobre o mandato do vereador, entre em contato pelo WhatsApp (67)99605-7481, telefones (67) 3316-1525/1526 ou pelo e-mail: professorriverton@camara.ms.gov.br. Acompanhe também a atuação do vereador pelo site: www.camara.ms.gov.br e nas redes sociais: @professorriverton.

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *