Quando em 18 de junho de 1908 o navio Kasato Maru, que trouxe a primeira geração de imigrantes japoneses, aportou na cidade de Santos (SP), um novo capítulo da história do Brasil e do Japão iniciava sua escrita.  Dos 785 integrantes, 325 eram oriundos do arquipélago de Okinawa.

A vinda dos imigrantes para Mato Grosso do Sul ocorreria mais tarde, em 1910, com o advento da construção da estrada de ferro, quando um grupo de 75 pessoas pisou nas terras até então mato-grossenses.

Mais de 110 anos depois, nosso Estado registra a terceira maior população de japoneses do Brasil e Campo Grande também conta com terceira maior colônia de imigrantes japoneses do país, com aproximadamente 15 mil descendentes, segundo levantamento do Governo do Estado datado de 2018.

Ao longo das décadas, os imigrantes fixaram moradia, formaram família e por meio de seu trabalho, colaboraram para o desenvolvimento socioeconômico de Campo Grande e de Mato Grosso do Sul e para homenagear a comunidade japonesa, a Câmara Municipal de Campo Grande realizou nesta segunda-feira (27) sessão solene de outorga da Medalha Legislativa Haguemo Tomonaga.

Avô e neto foram homenageados pelo vereador Professor Riverton (PSD). Akira Sunakozawa e Bruno Lemes Sunakozaw são importantes representantes e muito fizeram e fazem pela nossa cidade.

Aos 86 anos, o nissei (filho de japoneses), Akira Sunakozawa, nasceu em Guararapes (SP). É descendente de japoneses originários da Provincia de Hokkaido, Sayoshiti Sunakozawa e Kissa Chiba Sunakozawa. Ao longo da trajetória profissional,  exerceu várias atividades, com destaque para a função de professor voluntário de Ensino Fundamental, fotógrafo, comerciante, transportador e também como pequeno produtor rural na região do Anhanduí .

Pai de quatro filhos e avô de nove netos, hoje usufrui da natureza e beleza de Campo Grande, com caminhadas na cidade que ele mesmo diz ser apaixonado.

Um de seus netos, Bruno Lemes Sunakozaw, que teve a honra de ser homenageado ao lado do patriarca da família, é graduado em Direito e Geografia e atualmente atua como assessor no Senado Federal. Em nome da família, demonstrou sua alegria pelo reconhecimento. “É com muita satisfação e gratidão ao vereador Professor Riverton, que recebemos essa indicação. A homenagem juntamente ao meu avô, patriarca da nossa família, que como muitos imigrantes japoneses que aqui chegaram há anos, trazendo consigo   um sonho de construir um futuro de prosperidade e paz para nossas famílias e para nosso povo, ajudando na construção de nosso Estado e da nossa Capital Morena, hoje podemos colher frutos vitoriosos de todas as ações que foram feitas ao longo da colonização de nosso País”, relata Bruno.

Para o vereador, a homenagem é justa, pois, reconhece a importância da comunidade japonesa em nossa Capital. “No comércio e nos mais variados setores, temos a mão e o suor destes cidadãos que escolheram nossa cidade para criar e progredir. Seu trabalho foi e é essencial para o crescimento e geração de renda e emprego e somos gratos a eles. Exponho aqui minha gratidão e admiração”, destacou Professor Riverton.

A medalha é outorgada aos japoneses, descendentes e não descendentes, moradores da cidade de Campo Grande, com relevantes serviços prestados à comunidade e a data foi instituída no município por meio da Lei 3.342/1997 e pelas Resoluções 1.191/14 e 1.273/18.

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *