Mato Grosso do Sul está sob alerta de baixa umidade, variando entre 30% e 20%
Nariz seco, maior dificuldade para respirar, garganta arranhando. Esses são alguns dos sintomas que anunciam que o período de estiagem chegou ao Mato Grosso do Sul. Oficialmente é época de ligar o umidificador e beber ainda mais água.
A baixa umidade relativa do ar é característica do outono e inverno, e nesta segunda-feira (15) todo o Mato Grosso do Sul está sob alerta de baixa umidade, variando entre 30% e 20%. É nessa época também que aumentam drasticamente os casos de queimadas urbanas e rurais.
Período de seca é característico do outono e inverno
Previsão do Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) aponta para dias mais secos e quentes a partir dessa semana, em todo o Estado. As temperaturas mais baixas devem se manter apenas nas manhãs e noites.
Meteorologista do Cemtec/MS, Vinicius Sperling explica que a partir da segunda quinzena de maio, começa a reduzir bastante os índices de chuva. A situação é histórica no Estado, sendo que julho e agosto são os meses mais críticos.
“As categorias de seca ficaram menos intensas devido aos excessos de chuva entre janeiro e abril. Mas os modelos apontam para que o inverno seja de temperaturas acima da média, também influenciado pelo El Niño”.
MIDIAMAX. Nariz seco e garganta arranhando? Prepare o umidificador que a época mais seca do ano chegou ao MS. Disponível em:<https://midiamax.uol.com.br/cotidiano/2023/prepare-o-umidificador-de-ar-que-a-epoca-mais-seca-do-ano-chegou-ao-mato-grosso-do-sul/>. Acesso em: 15.Mai.2023.