Os senadores Nelson Trad (PSD) e Tereza Cristina (PP) sofreram a primeira derrota no Senado na nova legislatura (primeiros quatro de Tereza e últimos quatro de Nelsinho).
A dupla apoiava Rogério Marinho para a presidência do Senado. Nelsinho, inclusive, fez campanha contra o companheiro de partido, Rodrigo Pacheco, também do PSD.
Nelsinho demorou para decidir, mas na reta final anunciou apoio ao grupo ligado ao ex-presidente Jair Bolsonaro, ignorando o fato do PSD estar na base e ter, inclusive, indicado ministros na gestão de Luís Inácio Lula da Silva.
Mistério
A senadora Soraya Thronicke (União) não divulgou voto na disputa pela presidência. O partido dela, assim como o PSD, também está na base e indicou ministros para Lula.
Soraya foi eleita na onda bolsonarista, mas brigou com o ex-presidente, sendo inclusive candidata contra ele na eleição. Ela também foi bastante crítica a Lula, a quem sempre fez oposição, mesmo antes de ser eleita senadora.
Neste ano , diferentemente da última eleição, os senadores não puderam expor seu voto, sob pena de anulação, o que garantiu à o direito ao silêncio. Rodrigo Pacheco teve 49 votos e Rogério Marinho, 32.
REIS, Wendell. Nelsinho e Tereza são derrotados e Soraya esconde voto no Senado. 2023. Disponível em: <https://investigams.com.br/2023/02/01/nelsinho-e-tereza-sao-derrotados-e-soraya-esconde-voto-no-senado/>. Acesso em: 02.Fev.2023.