Outras 3.400 pessoas estão feridas e 300 desaparecidas

Foto: Ann Wang/REUTERS
O terremoto que atingiu Mianmar na última sexta-feira (28) já deixou cerca de 1.700 mortos, segundo nova atualização do governo militar deste domingo (30). Com magnitude de 7,7, o tremor foi um dos mais fortes do país em um século, e deixou ao menos 3.400 feridos e 300 desaparecidos.
Países como China, Índia e Tailândia enviaram equipes e materiais de socorro ao país do sudeste asiático, onde os hospitais estão sobrecarregados. Além deles, Malásia, Cingapura e Rússia também auxiliam com suprimentos.
A infraestrutura do local está severamente danificada, com pontes, rodovias, ferrovias e aeroportos prejudicados, o que dificulta e atrasa os esforços humanitários.
Segundo uma modelagem preditiva do Serviço Geológico dos Estados Unidos, o número de mortos no desastre pode ultrapassar 10 mil, e as perdas podem exceder a produção econômica anual do país.
“A destruição tem sido extensa, e as necessidades humanitárias estão crescendo a cada hora”, afirmou a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho em comunicado.
*Com informações de agências internacionais