A partir desta segunda-feira (12), o Hemosul MS conta com uma unidade móvel de coleta de sangue. O ônibus percorrerá municípios do interior de Mato Grosso do Sul, além de passar por empresas e locais públicos em bairros da Capital, para ampliar o número de doadores.

Conforme o Painel de Estoque do Hemosul, os sangues do tipo O estão em nível mais baixo nesta segunda-feira (12). O tipo O+ tem apenas 20% do estoque ideal e o O-, só 40% do necessário. As outras tipagens têm quantidade mais confortável em estoque, mas as doações ainda são necessárias.

“Estamos no esforço para estimular a doação, especialmente nesta época de festas, até o Carnaval, devido à alta demanda e diminuição dos doadores”, explica a coordenadora da rede Hemosul, Marina Sawada Torres. A nova unidade móvel tem capacidade para cinco coletas por vez e pode gerar até 100 bolsas de sangue por dia.

Interessados em solicitar o ônibus para doações em empresas, municípios ou eventos devem agendar previamente pelos telefones (67) 98163-0057 ou (67) 3312-1516. É necessário já ter doadores definidos para garantir a viabilidade do envio da unidade móvel. Em janeiro, o veículo será restrito a testes internos no Hemosul, mas a partir de fevereiro começa a funcionar efetivamente, mediante agendamento.

‘Doar sangue transformou minha vida’

Cleomar Campos é doador de sangue há 37 anos e, nesta manhã, foi o primeiro a doar na nova unidade móvel. “Hoje é um dia especial, porque, com o ônibus, aqueles locais que têm potenciais de doadores, mas a estrutura não chega, agora vão ter possibilidade de ampliar o número de doações”, diz Cleomar Campos.

Ele doou sangue pela primeira vez para conseguir uma licença do trabalho em 1989. “Eu comecei a doar com a intenção errada. Queria viajar para o Carnaval e não tive liberação do patrão, então fui doar sangue para conseguir folga”, lembra-se Cleomar.

No entanto, ele narra que se comoveu ao perceber que o sangue doado iria salvar vidas. “Vi pessoas pedindo doação para os pais, para os filhos… Isso transformou minha vida.”

Recurso de R$ 3,3 milhões

O ônibus foi adquirido e adaptado por meio de emenda parlamentar enviada pelo deputado federal Geraldo Resende, no valor de R$ 3.365.625,00. “Por causa do sistema de licitação, sobrou dinheiro que deve ser usado para outras demandas, como a compra de outros equipamentos para o Hemosul”, disse o parlamentar durante a cerimônia de entrega da nova unidade móvel.

O vice-governador de Mato Grosso do Sul, Barbosinha, afirmou que a objetivo é estender o atendimento para todos os municípios de Mato Grosso do Sul, por meio de agendamentos. “O que o governo quer é que a doação de sangue possa chegar a todos os lugares, mesmo aqueles menores, onde não há estrutura física”, detalhou.

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *