Avaliação anual deverá ser feita por estudantes de Medicina do Brasil a partir do ano que vem

Ilustrativa – Prova é destinada a estudantes de Medicina (Foto: banco de imagens Freepik).
O Governo Federal lançou nesta quarta-feira (23) o Enamed (Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica), uma avaliação anual destinada a estudantes dos cursos de Medicina do Brasil, e que passará a valer a partir do próximo ano.
O Enamed é uma iniciativa do MEC (Ministério da Educação), conduzido pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) em colaboração com a Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares).
Objetivo da avaliação
Segundo o MEC, o exame nacional tem o objetivo de aferir o desempenho dos estudantes do cursos de graduação em Medicina em relação aos conteúdos ensinados, assim como verificar como está a aquisição de conhecimento, de habilidades e competências necessárias ao exercício da profissão e conforme as necessidades do SUS (Sistema Único de Saúde).
Além disso, o programa pretende ser um instrumento unificado de avaliação da formação médica no Brasil, fornecendo subsídios para a formulação de políticas públicas relacionadas à formação médica.
Quem vai fazer a prova
Deverão fazer a avaliação os estudantes de medicina que estão concluindo a faculdade de Medicina e que estão inscritos no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes).
Além disso, profissionais graduados em Medicina que desejam participar do Enare (Exame Nacional de Residência) com a nota do Enamed, também poderão fazer a avaliação e usar a nota dessa prova para ingresso em programas de residência médica.
A estimativa do MEC é que a avaliação em 2025 seja realizada por 42 mil estudantes concluintes de Medicina, além do público interessado em acessar programas de residência médica com a nota obtida no Enamed.
Serão 300 cursos de Medicina avaliados em todo o Brasil, com aplicação das provas em 200 municípios brasileiros.