
Pesquisa mostra que consumidores mantêm tradição, mas buscam economizar na hora da compra
A Páscoa de 2025 deve aquecer o comércio em Mato Grosso do Sul, com uma projeção de movimentação econômica que chega a R$ 396 milhões. O dado faz parte de uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS (IPF-MS) em parceria com o Sebrae/MS. O levantamento indica um crescimento de 7% nas vendas em relação ao ano passado, impulsionado pela compra de chocolates e pelas celebrações da data.
Os ovos de Páscoa e produtos similares continuam entre os itens mais procurados, sendo mencionados por 70% dos entrevistados. Além disso, 63% afirmaram que vão comemorar a data, seja com reuniões familiares ou outras formas de celebração. O estudo também aponta um ticket médio de R$ 188,89 para presentes e de R$ 214,37 para as comemorações.
Embora a expectativa de faturamento seja positiva, o consumidor está mais atento aos preços. “Observamos um comportamento mais criterioso, em que o consumidor busca alternativas para economizar, seja comprando ovos caseiros, pesquisando preços ou aproveitando condições de pagamento facilitadas”, explica Regiane Dedé de Oliveira, economista do IPF-MS.
Para os comerciantes, a Páscoa segue como um período estratégico para impulsionar as vendas. “Esses dados reforçam a importância da data para o comércio local e mostram que a tradição continua sendo um fator determinante no comportamento dos consumidores. Para os empreendedores, este é um excelente momento para investir em produtos de qualidade, oferecer condições de pagamento atrativas e apostar em estratégias que destaquem seus diferenciais frente à concorrência”, avalia Paulo Maciel, analista-técnico do Sebrae/MS.
O presidente do Sistema Comércio MS, Edison Araújo, também destaca a relevância da Páscoa para o setor varejista. “O crescimento na intenção de consumo demonstra a relevância da data para o comércio local. É um momento estratégico para empresários investirem em promoções e variedade de produtos, atendendo às necessidades do consumidor”, afirma.
A pesquisa foi realizada entre 10 e 15 de março de 2025, ouvindo 1.982 consumidores em cidades como Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Bonito, Corumbá/Ladário e Três Lagoas.