Hospital abriu nesta manhã para atender quem trabalha durante a semana e mora na região do Aero Rancho
Pela primeira vez, o Hemosul HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) abriu as portas ao sábado para atender doadores que trabalham durante a semana e que moram na região do Aero Rancho. As doações podem ser feitas até as 12h.
A novidade será permanente no local e a instituição abrirá um sábado por mês. O dia e horário serão avisados previamente pelos canais de comunicação do hospital e pela SES (Secretaria Estadual de Saúde).
Erika Cristine Marrer Rosa, coordenadora do hemocentro do Hospital, explica que há uma comunidade grande próxima que não conseguia realizar as doações e acabava desistindo por estar longe do Hemosul, que abre aos sábados.
“Houve grande número de servidores pedindo para a gente abrir aos sábados, as pessoas vão procurar e não encontravam. Aqui tem também os doadores que estão já no hospital acompanhando pacientes internados, mas às vezes, pelas condições, acabam não conseguindo doar porque não está dormindo direito e comendo. Eles queriam voltar depois e não conseguiam, então o objetivo é realmente trazer a comunidade”…. veja mais em https://www.campograndenews.com.br/cidades/capital/pela-1a-vez-aberto-aos-sabados-hemosul-do-hr-comemora-doacoesA novidade será permanente no local e a instituição abrirá um sábado por mês. O dia e horário serão avisados previamente pelos canais de comunicação do hospital e pela SES (Secretaria Estadual de Saúde).
Erika Cristine Marrer Rosa, coordenadora do hemocentro do Hospital, explica que há uma comunidade grande próxima que não conseguia realizar as doações e acabava desistindo por estar longe do Hemosul, que abre aos sábados.
“Houve grande número de servidores pedindo para a gente abrir aos sábados, as pessoas vão procurar e não encontravam. Aqui tem também os doadores que estão já no hospital acompanhando pacientes internados, mas às vezes, pelas condições, acabam não conseguindo doar porque não está dormindo direito e comendo. Eles queriam voltar depois e não conseguiam, então o objetivo é realmente trazer a comunidade”
Segundo ela, os estoques continuam baixos, com ênfase na tipagem O+ e O- que sempre estão em falta. A unidade de hemoterapia do HRMS recebe, em média, 170 doações de sangue por mês
Jair Garcete, de 47 anos, é policial penal e doador há mais de 20. Para ele, a ação é uma rotina periódica.
“Eu gosto de doar porque a gente nunca sabe quando será a nossa vez, quando vamos precisar. Nos fins de semana é ainda melhor porque a gente aproveita para se recuperar no domingo. Por estar mais perto de casa vai facilitar muito mais”.
Para aqueles que pretendem comparecer ao local, precisam ficar atentos, pois o Hospital está em obras, por isso, a população pode entrar pela guarita da Avenida Vereador Thyrson de Almeida, mais conhecida com Norte e Sul. O HRMS fica na Avenida Engenheiro Luthero Lopes, nº 36, no Aero Rancho.
Dicas para doações – Para quem for doar sangue pela primeira vez, algumas dicas são importantes para tornar a experiência simples e segura:
Ter entre 16 e 69 anos, menores de 18 precisam estar acompanhados do pai, mãe ou responsável legal (a primeira doação deve ser até 60 anos)
Pesar 51 kg ou mais e estar em boas condições de saúde;
Dormir bem na noite anterior e fazer uma refeição leve antes da doação. Evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem;
Beber bastante água antes da doação para facilitar o processo;
Apresentar um documento oficial com foto;
Após a doação, descansar e evite esforços físicos nas primeiras horas.
É preciso ficar atento a doenças respiratórias, pois os quadros deixam o doador inapto enquanto estiver doente. Homens podem doar sangue até quatro vezes ao ano com intervalo mínimo de dois meses, já as mulheres, até três, com intervalo mínimo de três meses