Mylena foi chamada pela vizinha que estava em trabalho de parto na manhã desta terça-feira (9)

Uma jovem de 23 anos deu à luz ao filho em casa, na manhã desta terça-feira (9), no Jardim Noroeste, em Campo Grande. A vizinha, a enfermeira Mylena Ramalho, de 26 anos, ajudou no nascimento do recém-nascido. Este é o segundo parto que a profissional realiza no bairro em um dia de folga.
Mylena conta que estava em casa quando a vizinha ligou pedindo ajuda, pois estava com fortes dores; as contrações haviam começado antes das 8h. A mãe não conseguia falar ou se expressar de tanta dor. Mylena, que é servidora do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), ligou para o 192 e foi informada de que uma ambulância estava a caminho.
A profissional deitou a jovem na cama enquanto aguardavam, contudo, as contrações aumentaram em 20 minutos. Ela ligou novamente e foi orientada a prosseguir com o parto.
“Junto com a mãe dela, deitamos ela na cama e demorou mais uns 5 minutos para a bolsa estourar. Ele [servidor do Samu na ligação] me orientou a ter panos limpos por perto. Cada vez mais as contrações estavam recorrentes. Aí, com a força que ela fazia, a gente começou a ver a cabeça do bebê. Mais ou menos na quarta contração que ele veio; foi rápido”.
Menino saudável
A enfermeira enrolou o bebê em um pano limpo e fez mais uma ligação ao Samu. Em seguida, o recém-nascido foi colocado na barriga da mãe. O menino, cujo nome não foi revelado, nasceu saudável.
“Fiz isso com o bebê chorando no telefone; foi até complicado escutar tudo. Não demorou muito e a ambulância apareceu. Eles terminaram o atendimento e levaram ela com o bebê para a Maternidade Cândido Mariano”, descreve.
A jovem estava com gestação entre oito e nove meses, segundo Mylena. Contudo, a previsão era que o nascimento acontecesse após o dia 20 de dezembro.
“Ainda não sei o nome do bebê, pois a mãe dela disse que começaram o pré-natal recentemente e não sabiam o sexo do bebê. Descobrimos assim que nasceu. Este é o segundo filho dela”, diz.

