A menos de dois quilômetros da Vila Belmiro, o local em que Pelé será sepultado, em Santos, tem vista para o estádio que foi palco de grande parte dos títulos conquistados pelo Rei do Futebol. Trata-se do Memorial Necrópole Ecumênica, que de acordo com o “Guiness World Records”, é o cemitério vertical mais alto do mundo.

O complexo de 40 mil m², que se projeta sobre um morro, foi construído em meio a uma área de mata atlântica e inaugurado em 1991. Pepe Altstut, entusiasta do esporte brasileiro e amigo de mais de cinco décadas de Pelé, foi o idealizador do memorial.

Atualmente, quem comanda o cemitério vertical é o sobrinho de Pepe, Evans Edelstein, CEO do Grupo Memorial Bom Pastor.

“A relação do Pelé com meu tio Pepé Alstut era uma coisa muito gostosa, porque eu tive o prazer, a honra de vários almoços entre eles. Então o Pelé às vezes chegava no nosso escritório ao meio-dia, uma hora, e era oito horas da noite e o Pelé continuava. E assim, era um cara humilde. Coisa assim que você fala, ‘pô, tô com o rei do futebol aqui, e as coisas que ele falava eram coisas tipo ‘olha, eu tive no meu sítio, pesquei peixe assim, essa foto eu tirei em tal lugar’. A relação deles era uma relação totalmente desinteressada. Era uma amizade fraterna sem interesse de ambas as partes”, afirmou Edelstein.

Em 2003, Pelé comprou para sua família um lóculo no 9 andar, em homenagem ao pai dele, o ex-jogador João Ramos do Nascimento, conhecido como Dondinho, que está sepultado no local.

Lóculo é um espaço onde o caixão é colocado, em cemitérios verticais. Atualmente existem 18 mil lóculos no memorial. O cemitério pretende abrir mais 7 mil espaços com a construção de um novo prédio de 40 andares.

De acordo com o site do memorial, o cemitério vertical foi construído “para solucionar um problema que perdurava há anos na cidade de Santos, a frequente realização de sepultamentos em meio a lama, decorrente dos lençóis freáticos existentes na região”.

Outros integrantes da família do craque, como seu irmão e sua tia, também estão sepultados no local, além do corpo da filha de Pelé, Sandra Regina, que está mantido no memorial, mas em outro lóculo.

Na década de 1990, a vereadora travou uma batalha judicial para que Edson Arantes do Nascimento reconhecesse a paternidade. Sandra Regina morreu em 2006, em decorrência de um câncer.

Além de familiares de Pelé, outra figura importante na história do Rei do Futebol está eternizada no memorial. Trata-se de Antonio Wilson Honório, conhecido como Coutinho, que jogou com Pelé no Santos e na Seleção Brasileira.

Mausoléu para Pelé

Apesar de a família de Edson Arantes do Nascimento já ter um espaço no memorial, o corpo de Pelé ficará em um local especialmente projetado para ele: um mausoléu no primeiro andar.

O local começou a ser preparado há cerca de três anos e deve ficar acessível à visitação daqueles que quiserem prestar homenagens ao Rei do Futebol, após autorização da família.

“Com o passar dos anos, com a família do Pelé e com ele próprio, nós entendemos que teriamos que fazer uma homenagem mais significativa pra ele. E por isso nós projetamos um mausoleu, que é um local totalmente desenvolvido especificamente pra abrigar esse descanso eterno do Pelé, por volta de 300 metros quadrados, totalmente vocacionado pra isso, pra prestar essa homenagem mais digna, mais relevante para os familiares, para os fãs do mundo inteiro, e para o próprio descanso eterno do Pelé”, afirmou o sobrinho de Pepe.

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *