A Black Friday já está batendo na porta tanto para quem se preparou trazendo preços baixos à clientela, quanto para quem já está pesquisando promoções que valem a pena. A data é uma oportunidade para que os pequenos negócios aumentem o faturamento e consigam expandir a base de clientes. De acordo com um estudo realizado pelo Sebrae/MS, em parceria com o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio (IPF-MS), a movimentação financeira no Estado está estimada em R$ 158,13 milhões, com um gasto médio de R$ 408,04 por pessoa. Entre os consumidores, 29% querem aproveitar o dia para fazer compras, e 42,9% deles disseram que “no carrinho” a preferência será por móveis, eletrodomésticos ou algum tipo de eletrônico. Já as roupas estão em 2ª lugar no ranking, com 35%.
Para atrair atenção do público, o proprietário da Stop Mix Eletrônicos e Presentes, Alex Gyorfi de Souza, utiliza estratégias como: divulgações no status do WhatsApp e carro de som. “Hoje a área que mais vende na loja é os eletrônicos juntamente com as películas e capinhas para celulares. O carro de som acaba atingindo pessoas mais perto da loja e clientes que já compram aqui, assim, conseguimos realizar mais vendas, pois o cliente já conhece a marca”, ressalta o empreendedor. Outra estratégia utilizada por ele, cuja loja fica no bairro Aero Rancho, em Campo Grande, é o anúncio via Facebook e Instagram. “Usamos a ferramenta gratuita do status do WhatsApp para divulgar as nossas promoções. Temos uma lista de contato de clientes cadastrados, hoje já atingimos o número de quatro mil”, ressalta o empresário.
Em qualquer data de promoção, o analista-técnico do Sebrae/MS, Carlos Henrique Oliveira, comenta que é importante se atentar ao atendimento – seja ele on-line ou presencial – e ainda com o estoque dos produtos. “É preciso treinar a equipe para realizar um atendimento atencioso a esses clientes. Ter cuidado com o estoque para não oferecer o produto com um preço muito atrativo e não entregar. Não adianta vender, ter um preço atrativo e um bom atendimento, se no final não conseguir entregar o produto”, ressalta o analista.
Ainda de acordo com a pesquisa, 79,4% dos entrevistados disseram que vão realizar suas compras presencialmente, ou seja, em loja física. Sendo que 23,5% vão comprar de forma on-line, porém de uma loja física. Proprietária da loja de roupas infantis, a Nicos e Nicas, Rachel Torok, a Black Friday deu lugar para a Black Week, com uma semana inteira para os clientes aproveitarem os preços baixos. O estabelecimento dela fica no bairro Chácara Cachoeira, também na Capital. “Fizemos duas ações. Um esquenta Black Friday, onde divulgamos os produtos em uma Live no Instagram, e a Black Week, criando oportunidade das pessoas de terem uma semana, na verdade, para ir até a loja, e usufruir desse desconto que é muito aguardado. As pessoas ficam esperando essa época do ano. Existe uma clientela específica, inclusive, que compra mais conosco na promoção e numa Black Week do que ao longo do ano. Tem público para todo perfil, por isso, quisemos fazer antes da Black Friday oficial, não para queimar a largada, e entrarmos com o Natal sem ter um conflito de data”, expõe Rachel.
Planejamento além da Black Friday
Como relatou o analista-técnico do Sebrae/MS, Carlos Henrique Oliveira, a ação nesta data específica exige alguns pontos de atenção. Além de programar o estoque, os proprietários de lojas físicas precisam se preocupar com a manutenção da loja, bem como a papelaria, sacolas, etiquetas. “O tipo de atendimento ficará marcado na memória do cliente, então, o empreendedor que utiliza não só a Black Friday como as demais datas de alta procura para engajar o cliente de uma maneira boa, ganha destaque e fideliza aquele público”, destaca o analista.
O Sebrae apoia os pequenos empreendedores desde a fase inicial até a reformulação dos negócios, e possui inúmeros materiais que podem ajudar o empresário em ações como essas. No e-book do Sebrae sobre a Black Friday, por exemplo, os empreendedores vão encontrar informações sobre o potencial dos descontos durante a data, como construir guias de presentes, campanhas de e-mail com as ofertas, etc.
Confira alguns cursos e materiais disponíveis no site do Sebrae/MS: https://loja.ms.sebrae.com.br/cursos-eventos
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