A posse do presidente diplomado Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá emprego da Força Nacional de Segurança Pública, em apoio à PRF (Polícia Rodoviária Federal), conforme portaria publicada nesta quarta-feira (28).
De acordo com a publicação, fica autorizado o emprego da Força Nacional de Segurança Pública em apoio à Polícia Rodoviária Federal, nas atividades de escoltas, por ocasião da Operação Posse Presidencial 2023, em caráter episódico e planejado, no período entre 27 de dezembro de 2022 a 2 de janeiro de 2023.
Assim, a operação terá o apoio logístico do órgão demandante, que deverá dispor da infraestrutura necessária à Força Nacional de Segurança Pública.
Contudo, o contingente a ser disponibilizado obedecerá ao planejamento definido pela Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública, da Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
A portaria entra em vigor na data de sua publicação e foi assinada pelo secretário-executivo do Ministério da Justiça, Antonio Ramirez Lorenzo.